Escola Básica e Secundária das Flores (antiga EB1,2,3,JI /S Padre Maurício de Freitas)

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

Área de cultivo com 46m2 aproximadamente.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Saber manusear as diferentes alfaias agrícolas.
Indicar a utilização principal da generalidade das alfaias agrícolas manuais.
Cumprir pequenas tarefas inerentes à atividade na horta/estufa.
Preparar a terra para cultivo.
Realizar operações de cultivo de plantas e flores.
Identificar as diferentes culturas quando nomeadas.
Reconhecer diferentes tipos de culturas agrícolas consoante as estações do ano.
Realizar operações de limpeza e conservação das alfaias agrícolas.
Observar regras de higiene e segurança na manipulação dos utensílios.
Arrancar ou cortar as culturas manualmente, sob orientação.
Separar legumes, segundo o tamanho e estado.
Acondicionar os produtos colhidos, em embalagens ou locais indicados.
Nomear as culturas existentes no seu local de aprendizagem.
Reconhecer as culturas prontas para colheita.
Identificar as plantas mais vulgares quando nomeadas.
Identificar as diferentes variedades dentro do mesmo tipo de plantas.
Distinguir os vários tipos de plantas: comestíveis, aromáticas, ornamentais e ervas
daninhas.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Em relação ao que existia no passado a estufa foi construída de novo com outras condições de arejamento e segurança: duas portas laterais protegidas complementadas com postigos vedados por rede que impede a intrusão de aves e roedores, mas permite a passagem de insetos polinizadores.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Atividades da Vida Diária; Ed. Visual e Tecnológica; Matemática para a Vida; Estudo do Meio; Conhecimento do Meio/Meio Físico e Social e Cidadania e Empregabilidade
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 7
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas na apresentação de atividades agrícolas aos alunos, na disponibilização de sementes e plantio e na recolha de borra de café e verduras para colocar no compostor.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os professores, alunos e outros elementos da comunidade educativa reconhecem e dão valor à horta nomeadamente através do consumo de alguns dos seus produtos e apoiam na disponibilização de plantio e borra de café.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada na área curricular disciplinar de Atividades da Vida Diária, cerca de 90 minutos semanais, por alunos da turma UNECA TVA Pré-Profissionalizante e UNECA Autista, na área curricular disciplinar de Estudo do Meio, cerca de 45 minutos.
As tarefas de manutenção: regar, mondar, recolher, podar, sachar, semear e limpeza do espaço são realizadas rotativamente por todos os alunos envolvidos.

9. Como é feita a preparação do solo?

Numa primeira fase foi feita a limpeza do solo (mondar) e de seguida realizou-se uma análise ao solo, com o apoio dos Serviços de Desenvolvimento Agrário. Como os resultados da análise ao solo iam demorar bastante, os alunos procederam ao arejamento do mesmo e adubaram-no com o composto realizado no ano letivo anterior.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

O composto é realizado com as aparas da erva cortada na escola, com borra de café, com serrim proveniente da carpintaria da escola e da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, com restos de verduras da cantina da escola e de casa dos alunos e professores, colocados num compostor rudimentar (paletes e plástico para tapar).
Para esta atividade temos o apoio do Parque Natural das Flores e dos Serviços de Desenvolvimento Agrário da ilha.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve portuguesa, espinafres, agrião da terra, alfaces, tomateiros, nabos, alho-francês, batata doce, alhos, favas, erva lima-limão, salsa, hortelã pimenta e anoneiras.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com um regador sempre que necessário rotativamente pelos alunos.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos e venda na escola.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária das Flores (antiga EB1,2,3,JI /S Padre Maurício de Freitas)

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Professor coordenador da horta: Rita Justiniano