3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Aprender as técnicas de plantação, conhecer diversas plantas e suas utilizações. Conhecer as técnicas da agricultura biológica.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A participação das turmas dos dois ciclos de ensino da nossa escola;
A partilha de experiências e conhecimentos;
Envolvimento dos alunos com problemas de comportamento e a sua integração no dia a dia da escola;
Trabalho cooperativo.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias não tiveram um envolvimento significativo. Apenas ofereceram algumas plantas e terra vegetal.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos envolvidos mostraram uma grande preocupação com a plantação e, sobretudo, com a manutenção e a preservação da nossa horta. Inicialmente tivemos alguns atos de vandalismo, que, felizmente, foram gradualmente desaparecendo devido ao envolvimento dos alunos que trabalharam neste projeto. Creio que a horta já é vista como algo que deve ser preservado.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta tem 3 parcelas. Cada uma delas foi dividida em 2 partes. Desta forma foi possível envolver equipas de 6 turmas diferentes.
9. Como é feita a preparação do solo?
A terra foi colocada pela Câmara Municipal. A escola (edifício) e o espaço pertence à CMM, por isso não podemos alterar nada sem a sua autorização. Infelizmente, a Engenheira responsável não cumpriu com as promessas feitas. Demorou muito com a preparação do espaço, a terra colocada era de muito má qualidade (barro quase puro). Depois de muita insistência a horta teve o seu espaço. Misturamos a terra com a terra vegetal, areia e alguns adubos caseiros que preparamos com as cinzas de madeira e estrume.