3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
-Desenvolver hábitos de vida saudáveis.
-Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem;
-Promover a responsabilização dos alunos nas atividades da horta;
-Dinamizar o espaço exterior;
-Experimentar outras formas e estratégias de aprendizagens;
-Fomentar a observação e investigação do desenvolvimento das sementes e das plantas;
-Incentivar à participação na economia familiar;
-Desenvolver hábitos de poupança;
-Incentivar ao empreendedorismo.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
-Horta perto do espaço de lazer;
- Plantação de alhos e recolha de provérbios relacionados com esta planta;
- Venda dos produtos pela internet;
- Venda dos produtos, na escola;
-Visitas aos mercado;
- Exploração de manuais agrícolas;
- Partilha de utensílios de jardinagem e agricultura.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias oferecem as semente e plantas para a horta e emprestam os utensílios para trabalhar a terra. Colaboram no tratamento da terra com a sua presença física.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- O espaço é protegido pelos alunos;
- Frequentemente pedem para ir trabalhar para a horta;
-Não sentem medo em trocar a terra;
-Não se registam atos de indisciplina, verificando-de momentos de tranquilidade.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As atividades são organizadas pelo coordenador do projeto. O espaço está limpo e de acordo com as condições climatéricas vamos para o espaço da horta, uma vez por mês, fazer a manutenção da terra. As plantações e sementeiras são feitas durante as tardes livres ou aulas de apoio. As tarefas são repartidas de acordo com os gostos e interesses de cada um. Alguns recolhem informações, nos manuais de agricultura, pais e avós e depois partilham os dados recolhidos. Outros gostam de trabalhar com os utensílios e preparar a terra.
9. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita com recurso a enxadas. O solo foi cavado e fertilizado recorrendo a estrume de coelho. O ano foi hostil para com a agricultura sendo muito chuvoso. No próximo ano letivo tencionamos reforçar o local com terra nova, mais fértil. Tencionamos criar uma estufa nesta zona da escola pois o inverno foi rigoroso e não permitiu o desenvolvimento das culturas de sequeiro.