3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
-Incentivar para a agricultura biológica
-Sensibilizar para a sustentabilidade da Terra
-Promover o contacto direto com os recursos naturais
- Motivar para a produção e consumo de produtos biológicos
- Conhecer plantas e ervas aromáticas
- Promover autonomia e a sustentabilidade
- Conhecer técnicas de produção agrícola sem recurso a adubos químicos e pesticidas
- Praticar a compostagem, diminuindo a quantidade de resíduos orgânicos a enviar para aterro
- Promover opções alimentares que contribuam para uma melhor qualidade de vida e de saúde
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Os alunos que colaboram na horta biológica da escola são na sua maioria pertencentes ao curso “Profij II - Operador Agrícola”. Estes alunos têm assim a possibilidade de colocar em prática as técnicas agrícolas aprendidas nas aulas e também desenvolver as suas capacidades pessoais com vista a uma futura integração no mercado de trabalho. Os alunos da turma CIC (alunos do ensino especial) também colaboram no desenvolvimento de atividades na horta biológica, com inúmeras vantagens para estes alunos, pois permite-lhes um contacto mais direto com o solo e promove a sua autonomia. Ambas as turmas têm, no seu horário letivo, tempos destinados à colaboração na horta.
Os restantes alunos da escola também têm participam em algumas atividades embora de forma menos significativa.
Grande parte da horta biológica está dentro da estufa o que permite trabalhar em dias de chuva, antecipar ligeiramente a produção hortícola.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias participam fornecendo sementes e plantio e os familiares de alguns alunos acompanham o desenvolvimento da horta, nas suas diferentes fases, ao longo do ano.
Os familiares de alguns alunos também fornecem alguns conselhos práticos, fruto de experiência de vida, pois alguns são agricultores.
Quando existem produtos prontos para colheita, uma parte é destinada para os alunos levarem para sua casa, de forma a incentivar o envolvimento das famílias nas atividades, e a restante produção é destinada à venda no interior da escola ou para utilização no bar da escola (alfaces e plantas medicinais/condimentares).
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Anualmente, no "Dia do PROFIJ" e sempre que existam produtos suficientes, é confecionada uma sopa e saladas que são vendidas a toda a comunidade escolar. Esta atividade tem um grande impacto na comunidade uma vez que nela participam alunos e docentes de todas as escolas da ilha Terceira e também há representação de outras escolas do arquipélago. (anexo 1)
Sempre que existem produtos suficientes para realizar uma venda, realiza-se o "Mercadinho da horta biológica", onde os alunos da turma CIC dinamizam uma banca de venda dos produtos produzidos na horta biológica.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos da turma PROFIJ- Operador Agrícola têm um horário definido na sua componente letiva de participação na horta.
É elaborado regularmente um quadro de rotinas/tarefas e responsabilidades de cada um dos colaboradores.
9. Como é feita a preparação do solo?
Mulching – cobertura do solo com matéria orgânica sem mobilização do solo.
Melhorando a qualidade do solo através da adição de composto produzido na escola, com algas marinhas recolhidas na costa da ilha, mosto (restos) das vindimas fornecido pelos produtores vitivinícolas locais, restos das culturas e infestantes (sem sementes), relvas dos pátios da escola e estilha.
Com incorporação/sideração de leguminosas (plantas que fixam o azoto) no solo e também com pulverização de chorume de urtigas e de consolda.