10.1. Se sim, como e com que materiais?
O compostor foi construído com paletes de madeira e a compostagem apenas inclui alimentos da cozinha e bar da escola (cascas de legumes e frutas, borra de café, cascas de ovos, entre outros), assim como folhas secas recolhidas no recreio da escola e papel pardo trazido pelos alunos.
11. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas instaladas são: alface, salsa, pimento, tomate, couve-portuguesa, fava,ervilha, espinafres, coentros e hortelã-pimenta.
13. Como é feita a gestão da rega?
A rega é efetuada pelos alunos, sendo verificada a sua necessidade e não por periodicidade pré-estabelecida. A água utilizada é recolhida aquando das chuvas, através de recipientes próprios.
14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?
As pragas identificadas foram os caracóis que atacaram a primeira plantação efetuada no solo e na horta vertical, pelo que a área da horta foi novamente plantada utilizando pneus como vasos, por forma a proteger da praga.
As condições climatéricas não foram propícias, durante este ano, ao desenvolvimento das culturas.
16. Outras atividades em torno da horta
16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta
No decorrer do ano letivo, foram utilizadas algumas ervas aromáticas na confeção de refeições ligeiras, tais como sandes, omeletes e pizzas.
Os alunos da UAM e da UEE desenvolveram no mês de maio, uma atividade, denominada Maio Biológico, onde foram vendidos produtos em parceria com a Horta Biológica da Malveira, bem como produtos oferecidos por encarregados de educação e outros professores.