10.1. Se sim, como e com que materiais?
Em cada uma das duas hortas biológicas que existe na escola temos um compostor. Um foi-nos oferecido pela Câmara Municipal do Funchal e o outro foi construído com paletes pelos professores, alunos e pais. Neste último, e por ser de maior capacidade colocamos os resíduos orgânicos da horta e do jardim de maiores proporções, pois tem grande capacidade. O outro por ser de plático e ter uma tampa, além de ser mais pequeno, escolhemos os resíduos orgânicos mais pequenos da horta, do jardim e da cozinha da escola.
De entre os materiais que colocamos no compostor estão: Folhas de árvores e plantas da escola, tanto verdes como secas, (note-se que temos um grande carvalho e uma grande figueira na escola que nos proporcionam folhas secas de ótima qualidade para o compostor, para além de outros arbustos e árvores), pequenos ramos, ervas daninhas secas e sem sementes, borras de café, cascas de ovos, cascas dos vários ingredientes legumes e frutas utilizados na cozinha, fezes de animais que alguns alunos pedem aos pais para trazer - galinha, coelho, vaca.
11. Quais as culturas / consociações instaladas?
As hortas bio no seu conjunto têm uma área aproximada de 45 metros quadrados, no entanto, apesar da reduzida área, quisemos ter uma grande variedade de árvores, plantas e produtos hortícolas, como forma de mostrar a maior variedade possível de espécimes, de entre os quais destacamos:
Árvores de fruto: figueira, nespereira, bananeiras anã e de prata, araçás, pitangueira, papaieira e diospireiro. Cana de açúcar.
Hortícolas: alfaces de várias espécies, pimentão, favas, couve-flor, brócolos, repolhos, espinafres, acelgas, rúcula, cebola branca e roxa, cenoura, nabos, alho francês, beringela, funcho de bolbo, beterraba, tomates e pimpinelas.
Ervas aromáticas e de chá: alecrim, funcho, poejo, boldo, tomilho, tomilho limão, caninha, orégãos, macela, hortelãde várias qualidades, alfazemas variadas, malva de chá, erva canela, manjericão, salsa e aipo.
Plantas que produzem fruto: fisális, morangueiros, abacaxi, videiras e Kiwi.
13. Como é feita a gestão da rega?
Todos os dias um dos funcionários que estão destacados para colaborar na horta, bem como os professores e alunos visitam as hortas, pois estas estão nas imediações do recreio dos alunos, assim apercebemo-nos das necessidades de rega, pelo que, caso os alunos não possa vir ajudar na rega, esta fica a cargo de um dos funcionários. No entanto, sempre que possível os alunos participam na rega das hortas com a supervisão de um professor e um funcionário.
14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim. Este ano tivemos o ataque bastante forte de lagartas das couves, bem como a doença do oídio na época do início da primavera.
14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?
Depois de detetadas a praga de lagartas da couves e a doença do oídio, tivemos o cuidado de mostrar aos alunos a forma como as plantas eram atacadas e as suas implicações nas plantas e sua produção.
Depois, iniciamos uma recolha/ apanha manual das lagartas das couves, tarefa que os alunos adoraram, pois tinham de procurar as lagartas por debaixo das folhas de couve. Em seguida, colocavamos as lagartas num frasco e estas eram levadas por um funcionário para outro sítio longe da horta, onde eram libertadas vivas.
Já no que diz respeito ao oídio, os alunos perceberam que se tratava de um fungo, que atacou principalmente os tomateiros e as faveiras, pelo que a escola prontificou-se a comprar uma antifúngico biológico à base de cobre, que um funcionário aplicava todas as semanas à sexta-feira à tarde, para evitar a presença dos alunos por perto e a possível inalação ou contacto.
16. Outras atividades em torno da horta
16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta
Sempre que há excedentes dos produtos cultivados na horta, fazemos um mercadinho biológico onde pais, professores e funcionários podem comprar esses mesmos produtos.
Além do mais este ano 2015/16, a escola concorreu ao concurso: Uma Escola, Um Jardim, promovido pela Câmara Municipal do Funchal, na categoria de horta... e acabamos por ganhar o primeiro prémio. Após uma visita dos jurados do concurso à nossa horta bio da escola.