Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

5 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Sensibilizar para este género de agricultura.
- Manusear ferramentas de jardinagem;
- Identificar, comparar e classificar plantas;
- Identificar alguns fatores de ambiente que condicionam a vida das plantas;
- Experimentar diferentes culturas e sementeiras;
-Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem;
-Realizar experiências e observar formas de reprodução (sementes e plantas) e crescimento das das mesmas.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- Participação e entusiasmo dos alunos com plantas trazidas de casa.
- Identificar diferentes tipos de plantas e legumes; identificar diferentes utensílios necessários à jardinagem/horta; verificar o ciclo de crescimento das plantas e legumes; vereficar a diferença entre legumes e plantas aromáticas.
- Reutilização de paletes, garrafas, latas e de garrafões.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 5
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio; estudo do mundo; português; matemática; educação para a cidadania e expressões.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 71
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 15

6. Como são envolvidas as famílias?

Contributo de várias espécies de plantas, com terra e alfaias agrícolas. Colaboração na preparação da horta com a cedência e recuperação de paletes de madeira, onde foi feita a plantação.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Participação na Feira Franca com sal marinho aromatizado com: plantas aromáticas, limão e laranja.
- Participação na confeção da sopa biológica na Feira das Sopas.
- Preparação da terra e plantação dos vários tipos de plantas nas garrafas, garrafões e latas nas paletes.
- Decoração das garrafas, garrafões, latas e paletes.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Organização de um calendário com a distribuição de tarefas pelas turmas de escola, (pré e 1º ciclo)

9. Como é feita a preparação do solo?

- Vários tipos de solos, húmos, material produzido em compostagens de alguns alunos e estrume de animais.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, legumes, hortículas, morangueiros e cereais.

13. Como é feita a gestão da rega?

- Organização de um calendário preparado para o efeito, (pré e 1º ciclo)

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

- Através da observação direta e da preparação de liquidos feitos a partir de plantas que combatem as pragas ou doenças.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

- Através da observação direta e da preparação de liquidos feitos a partir de plantas que combatem as pragas ou doenças.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta


- Participação na Feira Franca de S. Martinho da cortiça.
- Confeção da sopa biológica e participação na Feira das Sopas e Doces de S. Martinho da Cortiça.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça

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Professor coordenador da horta: Maria João Cavaleiro e Teresa Pombo