3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Sensibilizar para este género de agricultura.
- Manusear ferramentas de jardinagem;
- Identificar, comparar e classificar plantas;
- Identificar alguns fatores de ambiente que condicionam a vida das plantas;
- Experimentar diferentes culturas e sementeiras;
-Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem;
-Realizar experiências e observar formas de reprodução (sementes e plantas) e crescimento das das mesmas.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
- Participação e entusiasmo dos alunos com plantas trazidas de casa.
- Identificar diferentes tipos de plantas e legumes; identificar diferentes utensílios necessários à jardinagem/horta; verificar o ciclo de crescimento das plantas e legumes; vereficar a diferença entre legumes e plantas aromáticas.
- Reutilização de paletes, garrafas, latas e de garrafões.
6. Como são envolvidas as famílias?
Contributo de várias espécies de plantas, com terra e alfaias agrícolas. Colaboração na preparação da horta com a cedência e recuperação de paletes de madeira, onde foi feita a plantação.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Participação na Feira Franca com sal marinho aromatizado com: plantas aromáticas, limão e laranja.
- Participação na confeção da sopa biológica na Feira das Sopas.
- Preparação da terra e plantação dos vários tipos de plantas nas garrafas, garrafões e latas nas paletes.
- Decoração das garrafas, garrafões, latas e paletes.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Organização de um calendário com a distribuição de tarefas pelas turmas de escola, (pré e 1º ciclo)
9. Como é feita a preparação do solo?
- Vários tipos de solos, húmos, material produzido em compostagens de alguns alunos e estrume de animais.