10.1. Se sim, como e com que materiais?
A partir de paletes o compostor artesanal foi elaborado. A nossa cozinha confecciona diáriamente 400 refeições, como tal há muito lixo orgânico que é selecionado e colocado no compostor. As crianças tem ações com as educadoras e jardineiro para irem manusear o compostor/observar as alterações do lixo orgânico em humus para colocação prévia na horta.
11. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas/consociações instaladas são as seguintes:
Creche: couves, tomate, bróculos, alface, agrião da terra, espinafres, morangos e chá principe, oregãos, salsa e coentros, tomilho,aipo e manjericão, abóbora e courgete e pé de frambrosesa
e maracujá.
Pré-escolar: grão, hortelã, feijão verde (que foi iniciado a germinação na sala de aula) e depois transplantado na horta do Pré-escolar, pimentos, tomate cherry, alho, alface,bróculos, nabiças, couves, espinafres e cenouras.
CATL: Ervas aromáticas e plantas
13. Como é feita a gestão da rega?
A rega é manual, para possibilitar que as crianças participem
14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
O controlo:
- Aplicando formulas de efeito sistémico e por ação de contacto. Turex (lagarta),sabão azul e branco (piolho), leite gordo diluído em agua (fungos).
14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?
A monitorização de pragas e doenças é feito da seguinte modo:
- Pela apreciação das folhas, fruto.
- Crescimento e desenvolvimento de cada cultura;
- Agir de forma preventiva;
16. Outras atividades em torno da horta
16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta
Os pequenos de creche ofereceram no dia da mãe um vaso com plantação de morangueiro, provenientes da nossa horta.
- Venda aos pais dos produtos colhidos da horta.
- Confecção nas salas de aula de saladas e sopas dos produtos da horta, visto que a quantidade ainda é pequena.