Escola EB1/JI de S. Roque

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há nove anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

5 canteiros com cerca de 4 a 5 metros quadrados.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?


- Consciencializar os alunos para a importância da preservação dos ecossistemas;
- Promover e conhecer as principais tarefas/objetivos da horta biológica;
- Criar nos alunos o gosto pelo cultivo;
- Sensibilizar os alunos para o consumo de plantas sem pesticidas e cultivadas por eles;
- Saber como se desenvolvem as plantas e identificar cada uma delas.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Os cuidados e o entusiasmo em cuidar e proteger a hortinha.
O respeito pela Natureza.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 5
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio, Português e Educação para a Cidadania.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 124
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias todos os anos contribuem com as sementes e algumas plantas.
Este ano elaboraram com criatividade e imaginação as "sementeiras", utilizando material reciclável/reutilizável.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos de cada turma sentiam-se responsabilizados pelos seus canteiros e procuravam tratar deles o melhor possível.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos distribuídos por grupos ou os mais interessados regam, limpam e protegem a horta.

9. Como é feita a preparação do solo?

Como a terra fica muito dura de um ano para o outro, é pedido ao jardineiro da Junta de Freguesia para cavar o terreno de forma a que os alunos possam remover e semear as plantas desejadas.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, morangueiros, salsa, cebolinho, tomilho, alecrim e algumas plantas de jardim.

13. Como é feita a gestão da rega?

Cada turma é responsável pela rega da horta utilizando para o efeito um regador. De vez em quando uma das funcionárias rega, utilizando a mangueira.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1/JI de S. Roque

avatar

Professor coordenador da horta: Carmen Alexandra Morais Meireles Brochado Freitas