3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
devido ao facto de estarmos num meio rural e de, além de crianças da zona, existem na Instituição crianças vindas dos meios citadinos, pelo que houve a urgência de envolver pais e crianças neste projecto para promover a importância de uma alimentação biológica e saudável, como estilo de vida
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
esta horta foi criada, nos 5 anos, pre-escolar porque existia um espaço onde apenas eram plantadas flores. Por vezes, este espaço encontrava-se menos arranjada«o pelo que se promoveu um projecto com horta em que existisse uma envolvencia dos pais, com a sua participação activa.
6. Como são envolvidas as famílias?
as famílias sao envolvidas com pedidos de sementes e, geralmente, as crianças levam algumas das colheitas para casa.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- as famílias perguntam se podem levar um pé de salsa ou coentros. pedem sementes para troca e sabemos atraves de feedback que cultivam em pequenos espaços em casa.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
a horta é organizada através das culturas da época, no entanto existe sempre um espaço destinado a ervas aromáticas e alfaces.
as tarefas sao repartidas entre crianças e adultos: ajuda mutua na limpeza do terreno (ervas daninhas), sachar o terreno e lançar as sementes. Existe um cuidado diário em verificar se é necessario água e se as hortícolas estão a crescer
9. Como é feita a preparação do solo?
a preparação do solo é feita pelo hortelão da Instituição, atraves de estrume de animais e compostagem (existentes na instituição).
as crianças também ajudam a preparar o solo, retirando ervas, pedras e revovlendo a terra com materiais adequados