3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A partir da frequência de uma acção de formação sobre agricultura biológica, surgiu a ideia de criar uma horta para incentivar os alunos a reconhecerem os cuidados a ter com as plantas e a observarem as diferentes fases da vida de uma planta. Outro objetivo é os alunos compreenderem e acompanharem todo o processo de crescimento e maturação dos produtos hortícolas.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Fazer um horta com consociação, onde utilizamos as seguintes plantas: espinafre, alface, batata, beterraba, couves, feijão, morango, bróculos, rábano, rabanete e tomate.
Divisão dos canteiros com seixos, identificação das plantas com flores feitas a partir de embalagens de esferovite, construção de um espantalho com material reciclado e enfeites com sacos de plásticos e pedras pintadas.
6. Como são envolvidas as famílias?
Na manutenção da horta, em atividades de escola, na compra dos produtos, na entrega de sementes e plantas...
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Ficarem a saber da importância de consumir alimentos sem químicos.
Interesse na comunidade em adquiri-los e lamentaram não haver mais quantidade.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Duas vezes por semana um grupo de alunos cuida de cada canteiro.
9. Como é feita a preparação do solo?
Com o auxilio da junta de freguesia e de um avô.