10.1. Se sim, como e com que materiais?
Em colaboração com a o Centro Ambiental da Quinta do Covelo desenvolvemos um projeto de vermicompostagem. Aqui os alunos alimentavam as nias semanalmente, com borra de café que levavam de casa, e o composto produzido foi sendo aproveitado para a composição do solo.
11. Quais as culturas / consociações instaladas?
Tomateiro, batateira, hipericão, hortelã, salsa, alface, couve, alfazema, erva cidreira, oregãos, aipo, alho francês, cebolinho, camomila, salva ananás, calêndula, coentros.
13. Como é feita a gestão da rega?
Rega gota à gota, com um dispositivo associado á recolha das águas da chuva.
A instalação deste sistema só foi possível quando a horta já estava mais completa, após o terceiro período. Assim, a rega inicial foi feita pelos alunos com mangueira vaso a vaso.
No terceiro período já conseguimos levar a cabo a rega gota à gota.
15.1. Se sim, que espécies?
Nias, associadas à vermicompostagem.
16. Outras atividades em torno da horta
16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta
Confeção de alimentos. Os produtos obtidos na horta vertical, assim como os produzidos na talhão trabalhado pelos alunos do Colégio no Centro Ambiental da Quinta do Covelo, foram sendo utilizados na cozinha do Colégio.
Os alunos levaram para casa algumas amostras dos mesmos.
Não foi possível realizar uma feira ou refeições completas visto a quantidade produzida de cada produto, em cada momento de colheita, ser reduzida.
Apesar disso, também tivemos a oportunidade de levar alguns exemplares de produtos para o concurso regional dos Eco cozinheiros, em Lamego.