Engenho - Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Fisicamente, a Horta D' Avó existe desde 2015,na mente e coração é um espaço há muito desejado, planeado e repleto de iguarias e receitas!

2. Área aproximada da horta (m²)

Em 2015 a Horta D' Avó estava circunscrita a um pequeno talhão. Este ano abraçamos outros pequenos retalhos de terra, que circunscrevem uma área de 50 m2.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Cuidar, preservar, sentir e amar.
Na horta criam-se laços, semeiam-se hortícolas, aromáticas e flores e; colhem-se, muitos e muitos, "amores". À horta vamos buscar a energia de que precisamos para revitalizar. Entre galochas e ancinhos, tudo se fala, tudo se sente, tudo se cultiva.
Dos avós recebemos os ensinamentos de sempre, as tradições e lições de um passado sábio que serve de alimento a um futuro próspero. Cultivar e alimentar uma cultura de intergeracionalidade espontânea e cúmplice constituiu uma das grandes missivas deste espaço a céu aberto.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Muito mais que uma horta, muito mais que uma casinha da árvore, muito mais que sementes, hortícolas e aromáticas, simplemeste, muito mais...
A Horta D' Avó encerra em si uma multiplicidade de desafios e combinações. Numa partilha de saberes e ofícios, diferentes respostas sociais cruzam-se na encruzilhada de sementes e consoçiações e dão lugar à existência de novos projetos, novos desafios, novas "vidas."
A realização de oficinas temáticas em articulação com o serviço de Ação Social da Engenho bem como as várias estruturas da comunidade, constitui-se como uma resposta integrada, capacitadora, interactiva e interactuante. Bancos aromáticos e telhados ajardinados, são apenas alguns dos exemplos do potencial deste tipo de projetos geradores de profundas mudanças nas comunidades onde se desenvolvem.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 8
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas as respostas sociais da instituição participam ativamente nas dinâmicas da Horta D' Avó. Creche, jardim de infância, CATL, Centro de Dia, Lar de Idosos e este ano contamos também com a presença da Equipa da Ação Social e respectivos públicos.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 162
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 24
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 55

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias constituem uma das forças motrizes da Horta D' Avó.
Cúmplices nos desafios, catalisadoras de boas práticas ambientais, a elas e com elas elaboramos aquilo que na nossa horta existe. Da família arrecadamos sementes, hortícolas, flores e outras coisas mais. À Horta reconhecem o papel de educação, formação, inclusão e desenvolvimento integral/ativo de crianças e idosos. De forma natural as famílias envolvem-se naquele que é um espaço de todos e para todos. A mostra de espantalhos presentes nos terrenos da horta representam a prova viva deste trabalho de proximidade e inclusão. O "Alfredo" é uma dessas mascotes, que entre botões e serapilheira contagia quem por ele passa!
Os familiares são também envolvidos nos trabalhos de preparação das estruturas de apoio à horta. A casinha da árvore e os bancos aromáticos foram em grande parte resultado de um trabalho audaz dos familiares que connosco cultivam a cultura de proximidade e sustentabilidade.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Desde o inicio da Horta que à comunidade tem sido atribuído papel de destaque e primazia. Parceiros privilegiados por natureza, com eles contamos para dar vida e corpo a este espaço.
Madeiras, sementes ou hortícolas, são apenas alguns dos donativos que numa partilha de interesses funcionam como moeda de troca. À comunidade damos a provar as iguarias que aqui produzimos.
A promoção de uma cultura de sustentabilidade, assente numa lógica de partilha intergeracional constitui outro dos grandes impactos da horta na comunidade e alunos. Dia após dia, caminhamos de forma integrada procurando aumentar oportunidades de aprendizagem não formal por parte de crianças em contexto integeracional. Acreditamos que o futuro da Engenho passa por tornar a associação como uma "alavanca de desenvolvimento local e das suas comunidades."

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

"Mãos à horta!" O slogan é simples e sugestivo. A Horta é de todos e com todos contamos. Este é um dos princípios pelos quais as atividades e tarefas são organizadas. Elemento integrante do Projeto Educativo da instituição, crianças e idosos dedicam parte dos seus dias nas lides da Terra. Os pequenos talhões são alvo dos olhares e mãos atentas de gente que sabe e crianças que querem. Sementeiras, plantações, rega e asseio dos talhões... São várias as atividades que semana após semana garantem a vitalidade dos espaços e as aprendizagens em contextos puramente não formais.
A rega é feita com regador, ao inicio da manhã e ao final do dia e sempre que seja necessário.

9. Como é feita a preparação do solo?

Após a colheita de hortícolas, procedeu-se à correção do ph da terra. Algum repouso, substratos naturais e eis que ocorrem as culturas de outono.
Sempre que se justifica é adicionado substrato natural, coloca-se estrume de cavalo, revolve-se a terra e semeiam-se as novas iguarias. Este ano, utilizamos também o nosso composto: composto by Engenho.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Hoje em dia, já é possível utilizar o composto que de forma continua e entusiasta é produzido com base na ação de todos, que diariamente separam os resíduos passiveis de compostagem e os colocam no compostor. Em todos os locais da instituição onde existem resíduos passiveis de compostagem (copa berçário, cantina, bar, cozinha), existe um balde verde onde diariamente se colocam os resíduos. As crianças do CATL são as responsáveis pela recolha dos vários baldes e ao final do dia depositam os resíduos no compostor. A par disso são também depositados materiais castanhos provenientes do asseio das áreas ajardinadas da instituição e quando não existem é solicitado à comunidade.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

À semelhança do ano anterior, na Horta D' Avó crescem Asteráceas (alface, girassol); Aliáceas (cebola, cebolinho, alho francês); Leguminosas (feijão, favas, ervilha, tremoço); Curcubitáceas (corgete, pepino, melão, melancia); Umbeliferas (cenoura, salsa); Brássicas (penca, galega, couve repolho); Quenopidiáceas (beterraba, espinafre); morangos, milho e muitas aromáticas.

Todas as culturas foram instaladas tendo em consideração o quadro das consociações favoráveis e desfavoráveis.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega da horta é feita com recurso a regador e a água armazenada em bidões coletores. Desde o inicio que as nossas esculturas de jardim dão vida e cor aos espaços exteriores e servem de pretexto para muitas visitas a este pequeno espaço a céu aberto. O colaborador com horário compatível com o sistema de rega (de manhã e ao final do dia) é o responsável por esta tarefa. No entanto, sempre que seja necessário, todas as outras pessoas também a executam.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim. Este ano tivemos a visita de muitos caracóis.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

"Olhar tempestivo de idosos" e algum sal na terra, serviram de base para afugentar estes visitantes rastejantes.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

Na Horta D' Avó existe um pequeno charco (este ano ampliado) e nele vivem e convivem peixinhos do Rio Guizande que fomos apanhar, e os peixes Titão e Malaquias. Caixas ninho, estão também presentes nos pequenos retalhos da horta!

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Mercados Biológicos; Oficinas Temáticas; Workshops de Cozinha e Sumos Naturais; Da Horta ao Prato; Cozinhar com Aromáticas; são algumas das atividades realizadas durante o presente ano letivo que muito alegraram os presentes. A Horta inspira, a Horta desenvolve, e na Horta somos felizes.
Na Rota dos 20, em parceria com uma associação local (candidata a galardão) e com o apoio dos Serviços Educativos da Câmara Municipal de Famalicão, realizamos uma oficina/sementeira de bolotas. Ao lado da Horta crescem em pacotes de leite os carvalhos que outrora serão plantados em espaços apropriados. Palco de sementeiras e plantações, na horta tudo se cria, tudo se partilha e tudo acontece!

16.2. Anexos

 

Publicado por: Engenho - Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este

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Professor coordenador da horta: Ana Isabel Mendanha Carvalho