10.1. Se sim, como e com que materiais?
Hoje em dia, já é possível utilizar o composto que de forma continua e entusiasta é produzido com base na ação de todos, que diariamente separam os resíduos passiveis de compostagem e os colocam no compostor. Em todos os locais da instituição onde existem resíduos passiveis de compostagem (copa berçário, cantina, bar, cozinha), existe um balde verde onde diariamente se colocam os resíduos. As crianças do CATL são as responsáveis pela recolha dos vários baldes e ao final do dia depositam os resíduos no compostor. A par disso são também depositados materiais castanhos provenientes do asseio das áreas ajardinadas da instituição e quando não existem é solicitado à comunidade.
11. Quais as culturas / consociações instaladas?
À semelhança do ano anterior, na Horta D' Avó crescem Asteráceas (alface, girassol); Aliáceas (cebola, cebolinho, alho francês); Leguminosas (feijão, favas, ervilha, tremoço); Curcubitáceas (corgete, pepino, melão, melancia); Umbeliferas (cenoura, salsa); Brássicas (penca, galega, couve repolho); Quenopidiáceas (beterraba, espinafre); morangos, milho e muitas aromáticas.
Todas as culturas foram instaladas tendo em consideração o quadro das consociações favoráveis e desfavoráveis.
13. Como é feita a gestão da rega?
A rega da horta é feita com recurso a regador e a água armazenada em bidões coletores. Desde o inicio que as nossas esculturas de jardim dão vida e cor aos espaços exteriores e servem de pretexto para muitas visitas a este pequeno espaço a céu aberto. O colaborador com horário compatível com o sistema de rega (de manhã e ao final do dia) é o responsável por esta tarefa. No entanto, sempre que seja necessário, todas as outras pessoas também a executam.
14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim. Este ano tivemos a visita de muitos caracóis.
14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?
"Olhar tempestivo de idosos" e algum sal na terra, serviram de base para afugentar estes visitantes rastejantes.
15.1. Se sim, que espécies?
Na Horta D' Avó existe um pequeno charco (este ano ampliado) e nele vivem e convivem peixinhos do Rio Guizande que fomos apanhar, e os peixes Titão e Malaquias. Caixas ninho, estão também presentes nos pequenos retalhos da horta!
16. Outras atividades em torno da horta
16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta
Mercados Biológicos; Oficinas Temáticas; Workshops de Cozinha e Sumos Naturais; Da Horta ao Prato; Cozinhar com Aromáticas; são algumas das atividades realizadas durante o presente ano letivo que muito alegraram os presentes. A Horta inspira, a Horta desenvolve, e na Horta somos felizes.
Na Rota dos 20, em parceria com uma associação local (candidata a galardão) e com o apoio dos Serviços Educativos da Câmara Municipal de Famalicão, realizamos uma oficina/sementeira de bolotas. Ao lado da Horta crescem em pacotes de leite os carvalhos que outrora serão plantados em espaços apropriados. Palco de sementeiras e plantações, na horta tudo se cria, tudo se partilha e tudo acontece!