Escola EB 2,3 de Briteiros

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 10 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

150m2.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Implementação de uma disciplina para o curso vocacional ligada a estas temáticas, com o objetivo de fazer a ligação ás disciplinas já implementadas nos cursos de CEF que existiram em anos letivos anteriores.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O principal aspeto é serem os próprios alunos(sob a orientação do professor coordenador) a fazerem a criação e manutenção das hortas.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Hortofruticultura , Ciências Naturais, Clube Eco-escolas.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 47
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

Através da comercialização e consumo dos produtos, bem como mediante a oferta de produtos horticolas via Loja Solidária, agregada ao Agrupamento.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta tem desempenhado um papel positivo na educação dos alunos no referente à agricultura biológica: seus métodos e sua importância, valorizando e estimulando esta atividade e possibilitando assim a sensibilização e a apropriação consciente da agricultura como atividade de sobrevivência, sobretudo no contexto em que a escola se insere.
Para além disso ,alguns produtos excedentes são oferecidos à loja solidária da cooperativa "Castreja", sendo um reforço para as famílias carenciadas desta comunidade.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é organizada em grupos de trabalho semanal, sendo os alunos responsabilizados pela sua instalação, manutenção e vigilância.
O professor responsável pela coordenação das tarefas orienta cada grupo nos seus trabalhos.
Refere-se que todos os alunos da comunidade educativa são sensibilizados para a manutenção e preservação das referidas hortas.

9. Como é feita a preparação do solo?

É feita a preparação manual, com incorporação de fertilizantes biológicos.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos de folhagem, hortaliças e da limpeza da escola, e por vezes também com lixo orgânico proveniente da cantina escolar.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Todas as culturas, sem exceção, estão consociadas.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é manual,organizada em grupos de trabalho semanal,quando se justifica regar.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não houve.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Mercado de produtos(feirinhas) na escola; concurso de espantalhos; refeições na cantina; oferta de produtos a famílias carenciadas, através da Loja Solidária; construção e instalação de ninhos artificiais...

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Briteiros

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Professor coordenador da horta: Isabel Maria Barroso Fonseca