3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Implementação de uma disciplina para o curso vocacional ligada a estas temáticas, com o objetivo de fazer a ligação ás disciplinas já implementadas nos cursos de CEF que existiram em anos letivos anteriores.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O principal aspeto é serem os próprios alunos(sob a orientação do professor coordenador) a fazerem a criação e manutenção das hortas.
6. Como são envolvidas as famílias?
Através da comercialização e consumo dos produtos, bem como mediante a oferta de produtos horticolas via Loja Solidária, agregada ao Agrupamento.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta tem desempenhado um papel positivo na educação dos alunos no referente à agricultura biológica: seus métodos e sua importância, valorizando e estimulando esta atividade e possibilitando assim a sensibilização e a apropriação consciente da agricultura como atividade de sobrevivência, sobretudo no contexto em que a escola se insere.
Para além disso ,alguns produtos excedentes são oferecidos à loja solidária da cooperativa "Castreja", sendo um reforço para as famílias carenciadas desta comunidade.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é organizada em grupos de trabalho semanal, sendo os alunos responsabilizados pela sua instalação, manutenção e vigilância.
O professor responsável pela coordenação das tarefas orienta cada grupo nos seus trabalhos.
Refere-se que todos os alunos da comunidade educativa são sensibilizados para a manutenção e preservação das referidas hortas.
9. Como é feita a preparação do solo?
É feita a preparação manual, com incorporação de fertilizantes biológicos.