3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Verificou-se, através da monitorização feita junto dos alunos, o desconhecimento do que é, e as vantagens, da agricultura biológica e do ciclo de vida das plantas, bem como sobre a diversidade de sementes e formas de reprodução das plantas, pelo que foram propostos os seguintes objetivos:
•Promover a aplicação de conceitos de agricultura biológica no cultivo dos produtos na horta da escola;
• Promover a participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar;
• Possibilitar aos alunos o contacto direto com o ciclo de vida de diferentes plantas, semeando, plantando, produtos hortícolas e também árvores de fruto;
• Promover a interação geracional (avós, pais e netos) na implementação e manutenção da horta escolar biológica, passando saberes de geração para geração.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Trazer para a escola uma geração que pode passar conhecimentos relativos à produção de alimentos e de formas amigas do ambiente para os produzir.
Proporcionar às crianças uma experiência de contacto direto com a natureza e o ciclo de vida das plantas, promovendo e sensibilizando para a utilização de meios não químicos na produção de alimentos.
6. Como são envolvidas as famílias?
Na recolha e envio, através dos alunos, de diferentes tipos de sementes e plantas;
Em atividades de sala de aula para sensibilizar os alunos para as vantagens da agricultura biológica;
Na preparação da horta (revolver a terra, trazer matéria orgânica e misturá-la na terra).
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Dado o número de crianças envolvidas e as proporções da horta o impacto será apenas nos alunos envolvidos, apesar de todos os alunos trabalharem em sala de aula o conceito "agricultura biológica" e os seus benefícios para a saúde e para o ambiente, informação que, necessariamente será veiculada pelas crianças junto das famílias.
Como já referido o principal objetivo é de carácter pedagógico e refere-se a proporcionar às crianças uma experiência de contacto direto com a natureza e o ciclo de vida das plantas, promovendo e sensibilizando para a utilização de meios não químicos na produção de alimentos, através da realização de sementeiras, construção de compostores e manutenção da horta.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada grupo de crianças tem o seu espaço e faz as sementeiras e plantações no mesmo, ficando encarregue da sua manutenção.
9. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita com a participação de familiares dos alunos, revolvendo a terra e misturando matéria orgânica (estrume de cavalo, recolhido junto de um espaço da comunidade que o doou).