1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta foi criada no ano letivo transato.
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
- desenvolver hábitos de vida sustentáveis;
- práticar os procedimentos da agricultura biológica;
- desenvolver técnicas de produção agrária;
- criar hábitos de gestão de exploração agrícola sustentável.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O projeto assenta na criação de uma horta biológica em canteiros construídos pelos alunos, reutilizando madeira de paletes. Os discentes desmontaram as paletes e procederam à construção dos canteiros.
As práticas da agricultura biológica incluem a vermicompostagem, utilizando os restos das frutas e legumes do refeitório da escola.
Semanalmente é realizada uma feira com produtos da horta biológica.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias são envolvidas na doação de sementes/plantios e na compra de produtos nas feiras realizadas.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- aumento do consumo de produtos biológicos;
- desenvolvimento da interesse/curiosidade sobre a agricultura biológica (efetuamos uma visita de estudo a uma horta biológica - BioFontinhas e promovemos uma sessão com o sr. Henrique Bastos, especialista em hortas em mandala com princípios de permacultura e biodinâmica)
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é assegurada pelos alunos da turma ProFIJ Operador Agrícola nas aulas das disciplinas de Tecnologias Específicas.
9. Como é feita a preparação do solo?
O solo é preparado com recurso a ferramentas manuais (enxada e ancinho). É incorporado o composto produzido no compostor e no vermicompostor e utilizado o chorume na rega.