1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta está a ser criada pela primeira vez este ano.
2. Área aproximada da horta (m²)
A horta encontra-se repartida por três canteiros perfazendo no total uma área de 15 metros quadrados.
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
- Sensibilizar para o cultivo de hortas biológicas;
- Sensibilizar para a prática de compostagem como forma de fertilizar as culturas de modo natural;
- Dinamizar os espaços escolares;
- Demonstrar os benefícios da agricultura biológica através da obtenção de produtos hortícolas de qualidade.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A horta foi criada em três canteiros que estavam a necessitar de alguma reabilitação, pois estavam cobertos por vegetação espontânea. Optou-se por plantar morangueiros num dos canteiros, hortícolas noutro canteiro e ainda ervas aromáticas num terceiro canteiro. Deste modo, as 3 mini-hortas criadas permitiram preconizar os princípios da agricultura biológica e, em simultâneo, contribuíram para a reabilitação do espaço exterior do infantário.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias contribuem com o fornecimento de algumas sementes.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A existência da horta permitiu às crianças acompanhar todas as fases do desenvolvimento das culturas, desde a sua germinação, crescimento e amadurecimento, participando em todas as tarefas, da sementeira, rega, transplante, colheita.
Relativamente à comunidade, estas mini-hortas poderão servir como exemplo a seguir em casa, mesmo quando não existe muito espaço disponível.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta obedece a um plano semanal, ficando cada uma das salas encarregue dessa tarefa uma vez por semana.
9. Como é feita a preparação do solo?
Antes de iniciar as sementeiras e plantações, o solo foi preparado através da remoção das ervas que o cobriam e da mobilização do mesmo, promovendo a circulação de ar e a infiltração da água.