Centro Infantil da Côxa

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta está a ser criada pela primeira vez este ano.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta encontra-se repartida por três canteiros perfazendo no total uma área de 15 metros quadrados.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Sensibilizar para o cultivo de hortas biológicas;
- Sensibilizar para a prática de compostagem como forma de fertilizar as culturas de modo natural;
- Dinamizar os espaços escolares;
- Demonstrar os benefícios da agricultura biológica através da obtenção de produtos hortícolas de qualidade.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta foi criada em três canteiros que estavam a necessitar de alguma reabilitação, pois estavam cobertos por vegetação espontânea. Optou-se por plantar morangueiros num dos canteiros, hortícolas noutro canteiro e ainda ervas aromáticas num terceiro canteiro. Deste modo, as 3 mini-hortas criadas permitiram preconizar os princípios da agricultura biológica e, em simultâneo, contribuíram para a reabilitação do espaço exterior do infantário.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Não aplicável.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 48
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias contribuem com o fornecimento de algumas sementes.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A existência da horta permitiu às crianças acompanhar todas as fases do desenvolvimento das culturas, desde a sua germinação, crescimento e amadurecimento, participando em todas as tarefas, da sementeira, rega, transplante, colheita.
Relativamente à comunidade, estas mini-hortas poderão servir como exemplo a seguir em casa, mesmo quando não existe muito espaço disponível.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta obedece a um plano semanal, ficando cada uma das salas encarregue dessa tarefa uma vez por semana.

9. Como é feita a preparação do solo?

Antes de iniciar as sementeiras e plantações, o solo foi preparado através da remoção das ervas que o cobriam e da mobilização do mesmo, promovendo a circulação de ar e a infiltração da água.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Os resíduos orgânicos colocados na pilha de compostagem são depositados em camadas alternadas de verdes e castanhos. Os resíduos verdes provêm essencialmente de restos de legumes e frutas da cantina e aparas de relva fresca, enquanto que os resíduos castanhos são constituídos por folhas e ramos secos e aparas de relva seca. São ainda colocadas no compostor, todas as ervas daninhas resultantes da monda das culturas das mini-hortas.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações de hortícolas foram alface/cebola/tomate/cenoura.
Foram instaladas também associações de hortícolas com plantas aromáticas, já que estas libertam moléculas bioquímicas com propriedades germicidas e repelentes.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada utilizando a água das chuvas que é recolhida em recipientes de plástico reutilizados. Quando esta não está disponível em quantidade suficiente, recorre-se à água da rede pública.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não. A monitorização de pragas e doenças é realizada através da observação diária da horta por parte das crianças, educadoras e auxiliares de educação.
O controlo de pragas é efectuado mediante a presença de ervas aromáticas que atuam como agentes repelentes de pragas. Foram ainda colocadas caixas ninho, para atrair para a área da horta, aves insectívoras que poderão contribuir para a eliminação de pragas. O canteiro de hortícolas contou ainda com a presença de um espantalho.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

As hortícolas obtidas servirão para a confecção de saladas e as ervas aromáticas para temperar alguns pratos. Os encarregados de educação também poderão saborear as ervas aromáticas através da entrega de um raminho.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Centro Infantil da Côxa

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Professor coordenador da horta: Maria Teresa