Escola Secundária Dr. Azevedo Neves

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

 
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

Horta pequena (até 50m²)

 
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2013-2014 que existe horta no nosso Agrupamento.

2. Área aproximada da horta (m²)

Aproximadamente 50m2.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Os objetivos que estiveram na base da criação das hortas:
- conduzir os nossos alunos a uma vivência/experiência com o meio ambiente;
-sensibilizar os alunos para a importância da preservação do meio ambiente;
- proporcionar aos alunos uma atividade extracurricular que desperte neles a curiosidade e a vontade de aprender;
-proporcionar aos alunos a descoberta das técnicas de plantio, manejo do solo e cuidados a ter com as plantas;
- sensibilizar os alunos para a importância de adotarem uma alimentação saudável e equilibrada;
-promover a responsabilidade social pela participação em grupo, incentivando ao respeito pelo outro e ao diálogo;
- promover a inclusão dos alunos da Unidade de Ensino Estruturado.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

No nosso Agrupamento existem vários grupos de trabalho. A Unidade de Ensino Estruturado do nosso Agrupamento criou uma horta interior (dentro da sala de aula) e uma horta exterior. Os alunos da turma do Vocacional 3 B (Curso de Jardinagem, Socorrismo e Ação Educativa) criaram uma horta exterior onde plantaram diversos produtos. Os alunos que integram o Clube das Ciências e do Conhecimento criaram uma horta interior criativa. Os alunos do Clube têm vindo a elaborar vasos criativos com materiais recicláveis. A originalidade deste projeto relaciona-se com a recolha de alimentos das hortas que serão utilizados na confeção de alimentos saudáveis como por exemplo sandes de legumes e fruta e sopas. Alguns produtos têm vindo a ser oferecidos aos alunos dos Cursos Profissionais de Cozinha/Pastelaria para que os possam utilizar nas suas aulas práticas. Este projeto visa contribuir para a inclusão dos alunos da Unidade de Ensino Estruturado do nosso Agrupamento.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 7
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Educação Especial, Educação Visual e Tecnológica, História e Português.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 40
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 12

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias participam, por vezes, contribuindo com a oferta de produtos hortícolas para plantarmos nas nossas hortas.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos envolvidos neste projeto passaram a ter consciência de que é necessário adotarmos uma alimentação equilibrada e diversificada. Cumpre ainda informar que este projeto tem contribuído para uma maior união entre os alunos envolvidos promovendo a inclusão.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos alunos com a coordenação dos professores envolvidos. A repartição de tarefas é a seguinte: todos os alunos participam no cultivo dos produtos. Existem grupos de alunos para cavar, arrancar as ervas e regar. Na recolha dos produtos todos os alunos participam.

9. Como é feita a preparação do solo?

Preparação do solo:
- os alunos começaram por limpar o terreno extraindo as ervas daninhas e pedras;
- posteriormente a terra foi cavada com a enxada e toda alisada com o ancinho;
- por fim usou-se composto orgânico com mistura de estrume de cavalo.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Couve galega, couve portuguesa, cebolas, alho francês, courgettes, pimentos, morangueiros, espinafres, alhos, favas, coentros, salsa, erva cidreira, hortelã pimenta e alfaces- alunos da turma do Vocacional 3 B (Curso de Jardinagem, Socorrismo e Ação Educativa).

- Morangueiros, alfaces, batata doce, couve alta, couve portuguesa e salsa- alunos da Unidade de Ensino Estruturado.

- Diversas plantas (Cravo dos Poetas, Zínia, Zinnia Nana, Amor Perfeito, entre outras), cebolinho e ervas aromáticas- alunos do Clube das Ciências e do Conhecimento.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com regadores.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não houve ataques de pragas nem doenças.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

Temos uma burra chamada Margarida e iremos ter brevemente uma égua.

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Confeção de sandes saudáveis (sandes de fruta e legumes), sopas... Estamos a pensar criar um mercado com os produtos que serão recolhidos das hortas existentes no nosso Agrupamento.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Secundária Dr. Azevedo Neves

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Professor coordenador da horta: Professores: Ana Durães, Ana Sofia Pinto, Daniel Rodrigues, Flávia Marinho, Mónica Chousa e Sónia Cristina Gonçalves.