3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Foram várias as motivações que estiveram na base da criação da horta e na sua continuidade.
Tentou-se valorizar o espaço envolvente da escola criando vários espaços/áreas que permitissem uma maior interação entre a escola e o meio envolvente; a integração dos diferentes alunos que frequentam os percursos curriculares alternativos de 2.º e 3.º ciclo que têm a disciplina de jardinagem, assim como os cursos vocacionais de 3.º ciclo que possuem nas suas áreas vocacionais jardinagem, hortofloricultura e pequenas reparações; a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais é uma preocupação atual e que tem neste espaço uma variedade de atividades que os prepara para a vida pessoal e social, uma vez que adquirem uma maior autonomia, responsabilidade, atitudes altruístas, onde a cooperação e o trabalho em equipa de todos os intervenientes são a chave para uma eficiente manutenção da horta e do espaço envolvente (estufa e galinheiros).
Para além do que foi referido, o clube da horta pedagógica está aberto a todos os alunos e é transversal aos diferentes níveis de ensino.
Também se pretendeu aproximar os pais, os encarregados de educação e toda a comunidade educativa, diversificando o ambiente escolar, tornando-o mais abrangente.
Atualmente, temos como objetivo fomentar o empreendedorismo nos participantes mais jovens; sensibilizando também todos os intervenientes para a necessidade de se preservar a natureza e o meio ambiente, assim como o cultivo de produtos biológicos, reconhecendo os benefícios associados ao seu consumo.
É imprescindível estimular todos os participantes a terem comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário – formação de hábitos alimentares mais saudáveis.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O envolvimento e a motivação que os alunos demonstram nas diferentes atividades que vão sendo desenvolvidas, assim como a preocupação que têm com os animais que vivem nos dois galinheiros e que foram construídos com a sua ajuda. A alimentação, limpeza e o retirar dos ovos é assegurado diariamente pelos diferentes alunos que mantêm o espaço; assim como a realização das tarefas inerentes à manutenção de uma horta – sacha, monda, rega, abertura de caldeiras, plantação e posteriormente o cultivo. É de referir que são os próprios alunos (orientados pelos docentes) que apanham os produtos, se necessário os pesam e os colocam à venda no bar dos professores, gerindo muitas vezes as receitas/proveitos.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias colaboram com o fornecimento de algumas plantas e/ou sementes, trazem restos alimentares para a compostagem, recebendo ocasionalmente e de forma gratuita diferentes produtos da horta, de modo a serem minimizadas algumas carências alimentares.
Muitas vezes são realizados lanches com os alunos que participam nas atividade da horta (onde incluímos os produtos que são semeados/plantados pelos mesmos).
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos que que participam nas atividades promovidas na horta e no seu espaço envolvente sentem-se motivados, úteis e ativos, ao tornarem os espaços mais interativos e dinâmicos. Esta responsabilização, desperta neles um maior interesse pelas práticas agrícolas (maior sucesso escolar – alunos mais responsáveis e autónomos) e também é benéfica para a comunidade que percebe que a escola se preocupa com a necessidade de promover a entreajuda entre os alunos que dinamizam o espaço, incentivando-os a conhecer os produtos que à partida os mais jovens só conheceriam das prateleiras de supermercado.
Alguns dos alunos adquirem conhecimentos que lhes possibilitará continuarem o seu percurso escolar nesta área (jardinagem/hortofloricultura) ou em áreas similares, facilitando assim a sua entrada no mercado de trabalho e consequentemente, uma maior integração na sociedade.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As tarefas são geridas entre os professores dinamizadores e o voluntário, não havendo uma divisão de tarefas fixa – as tarefas são realizadas de acordo com as necessidades, sendo a nossa prioridade enquanto cidadãos/professores capacitar os nossos alunos para que participem ativamente em todas as atividades.
9. Como é feita a preparação do solo?
Na preparação do solo, quando fazemos a mobilização do solo, temos o cuidado de incorporar o composto e a matéria orgânica produzida pelos animais que habitam o espaço envolvente da horta (galinhas, gansos e patos) e o composto proveniente das nossas pilhas de compostagem (caso esteja em condições de ser utilizado).
Sempre que possível, incorporamos no nosso solo composto proveniente da estação de tratamento e Valorização Orgânica que nos é gentilmente fornecida pela Câmara Municipal da Amadora.