Escola EB 2,3 Padre António Lourenço Farinha

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

32,80m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A aprendizagem ligada à alimentação saudável e sustentável é a principal motivação para o desenvolvimento das actividades de agricultura biológica.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Os alunos e toda a comunidade escolar envolvem-se entusiasticamente em todas as actividades da Horta Biológica.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: Diretamente, são 4 professores os envolvidos na horta, indirectamente todos os professores da Escola (como beneficiários da paisagem, da experi~encia e na compra de produtos).
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: As disciplinas de geografia e biologia são as disciplinas mais envolvidas.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 290 alunos indirectamente; os delegados ambientais e eco-alunos mais directamente, cerca de 30 alunos trabalharam directamente na horta.
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: Diretamente, cinco funcionários são envolvidos nos cuidados da horta, indirectamente todos os da Escolas
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Não há pais a tratar da horta.

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas através das autorizações de participação dos seus filhos e educandos.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A página do facebook testemunha o envolvimento dos alunos na Horta Bio

https://www.facebook.com/Eco-Escolas-Escola-Padre-Ant%C3%B3nio-Louren%C3%A7o-Farinha-Sert%C3%A3-417551111729320/photos/?tab=album&album_id=644578372359925

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são planificadas pelos professores e alunos nas tardes de 4ºfeiras.

9. Como é feita a preparação do solo?

As fotorreportagens testemunham que o solo é preparado pelos alunos com o auxilio de professores e auxiliares de ação educativa.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os lixos orgânicos da horta e jardim da escola e com os resíduos do bar e refeitório.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Atendendo aos invernos rigorosos (com temperaturas da ordem dos -6ºC) damos primazia às culturas de primavera. Hortícolas como feijão verde, afaces, couves, tomate, pimento, pepino, cougetes e aromáticas como salsa, hortelã e chá d ecidreira ocupam o maior espaço. Temos também uma cerejeira no centro da horta.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de manhã cedo por aspersão manual, com cuidados de poupança de água.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Até ao preciso momento não houve qualquer ataque de pragas ou doenças nas culturas.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Existem gatos da Escola e somos visitados por pardais, melros e outras aves.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Fazem-se vendas de produtos (com fotorreportagens na página do facebook e institucional abae) , fazem-se secas de plantas de chá e provas do mesmo chá de cidreira, hortelã-pimenta e mistos, quer quentes de inverno, quer gelados de verão.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Padre António Lourenço Farinha

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Professor coordenador da horta: Ilda Loureiro Martinho Bicacro