Edição 2016
voltar à edição do ano letivo corrente
Regulamento
Inscrição
Hortas Bio
Premiadas
Outras Edições
Contactos
Escola EB/S de Rebordosa
a nossa horta bio
Horta pequena (até 50m²)
Alfaces e aromáticas.
Favas;
Depois de plantadas em dezembro em janeiro já temos ervilhas;
Mais tarde a cinza foi também usada.
Em setembro iniciou-se o plantio de sementes ganhas no concurso "Europa sustentável", no ano letivo anterior.
Em outubro a nossa horta levou terra nova, foi cavada, alisada, só se deixaram as couves e salsa em bom estado.
Em setembro a nossa horta tinha as couves cheias de piolho e lagarta. para combater esta praga usamos uma solução de vinagre e detergente da loiça. Mais tarde cinza.
1
2
3
4
5
6
7
Das ervillheiras semeadas algumas foram usadas nas aulas de CN de 8ºano para observarem os nódulos nas raízes. Em abril estão lindas floridas e sem pragas, veremos se produzirão bom fruto!
As professoras Marta e Estela, já ajudaram os nossos alunos da UEE a transplantar os morangueiros dos garrafões e garrafas para a horta, usando plástico perfurado de forma a que os morangos não pousem na terra.
A semente não germinou por isso plantamos o cebolo agora em abril.
As nossas ervilheiras já estão a dar fruto mas estendiam-se pelo chão, então fizemos-lhes um suporte.
Com o tempo húmido e frio que se fez este inverno, as sementes não germinaram , então fizemos a experiência do plantio, veremos a colheita!
O nosso solo estava duro, tivemos que o cavar muito bem para fazer regos e plantar os pimentos.
Intercalamos espaços com aromáticas , veremos se afastam as pragas das alfaces que estão já a embolar. As alfaces colhidas fizeram parte das saladas frescas do bar!
1
2
3
4
5
6
7
Horta com as placas de identificação das espécies. Este ano colhemos ervilhas por várias vezes que entregamos no bar, com que fizeram saborosas sopas. Collhemos ainda por 3 vezes favas e no bar fizeram uma deliciosa jardineira com elas.
1
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1.
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2.
Área aproximada da horta (m²)
3.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
4.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
5.
Quem trata da horta?
5.1.
N.º de professores envolvidos:
5.2.
Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
5.3.
N.º de alunos envolvidos:
5.4.
N.º de funcionários da Escola envolvidos:
5.5.
N.º de pais ou outros familiares envolvidos:
6.
Como são envolvidas as famílias?
7.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1.
Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.2.
Anexos
8.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
9.
Como é feita a preparação do solo?
10.
É feita compostagem?
11.
Quais as culturas / consociações instaladas?
13.
Como é feita a gestão da rega?
14.
Houve ataques de pragas e/ou doenças?
14.1.
Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?
15.
Existem animais de criação ligados à horta?
15.1.
Se sim, que espécies?
16.
Outras atividades em torno da horta
16.1.
Refira outras atividades se realizam em torno da horta
16.2.
Anexos
Publicado por:
Escola EB/S de Rebordosa
Professor coordenador da horta: Laurinda Moreira da Silva