3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Dar a conhecer às crianças a origem de alguns produtos, que habitualmente só veem nos supermercados.
Envolver a comunidade escolar.
A proximidade do Jardim de Infância.
Cultivar produtos biológicos que servirão para responsabilizar as crianças pelo seu crescimento e que lhes vão servir para consumir na sua alimentação.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Vamos tentar este ano, aplicar uma agricultura natural, baseada no método Fukuoka, um sistema que respeita os processos naturais da terra.
Desta forma, não vamos usar pesticidas nem adubos químicos, não vamos lavrar a terra, nem eliminar as ervas daninhas, realizando desta forma uma compostagem natural.
Uma vez que temos em Gouveia uma horta comunitária, onde uma senhora de origem chinesa tem uma pequena horta, vamos em breve visitá-la para perceber os métodos que ela usa e poder assim utilizar os princípios baseados numa filosofia oriental "WU-WEI" (não interferir).
Vamos tentar estabelecer a permacultura, onde o essencial é reproduzir as condições naturais, tão fielmente quanto possível. Para que na nossa horta se crie uma cultura o mais original possível, vamos também experimentar a utilização de "nendo dango", bolas de argila com sementes no interior, que permitirão a preservação da qualidade do solo.
6. Como são envolvidas as famílias?
Foram avisadas da realização do projeto e as que mostraram interesse e disponibilidade irão trabalhar com a s crianças, ao longo do ano.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A comunidade escolar irá ser informada a través de registos, colocados no painel Eco- Escolas, através de informações váerias levadas pelas crianças e através das reuniões de pais. A comunidade mais alargada, irá ser informada do projeto, no jornal local e na Rádio Antena Livre de Gouveia, numa entrevista em março.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Idas periódicas à horta.
Formação de grupos, segundo as faixas etárias, para se responsabilizarem por uma determinada tarefa.
Elaboração de registos.
Recurso a fotografias.
9. Como é feita a preparação do solo?
Com a colaboração de todos os intervenientes e com a ajuda do composto conseguido até então.