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a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde o ano letivo anterior. Antes disso apenas eram plantados alguns canteiros.

2. Área aproximada da horta (m²)

Pouco inferior a 50 metros quadrados

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta, motivada pela participação no Programa Eco-Escolas, serviu como complemento às produções já realizadas em anos anteriores em pequenos espaços de canteiro e como espaço para a transplantação de plantas, semeadas em suportes próprios nos espaços de sala de aula. Serviu também como forma de aproveitamento e experimentação de formas tradicionais de cultivo, de utilização de uma agricultura 100% biológica, pelo aproveitamento de terra vegetal produzida na compostagem e de outras técnicas de controlo de pragas.
Os produtos obtidos na horta e nos espaços dos canteiros são ingeridos na escola. Os excedentes não consumidos na Escola são enviados para casa dos alunos ou entregues a outras instituições.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O facto de a horta ser um laboratório vivo das experiências de sementeira realizadas na sala de aulas, na área de Estudo do Meio. O facto de ser 100% biológica. O aproveitamento total dos produtos. A possibilidade de apropriação de recursos, meios de produção e de manutenção da horta, por parte dos alunos. O envolvimento da comunidade escolar.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Cívica (destinada ao Eco-Escolas) e Estudo do Meio
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 19
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 30

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias enviaram, quando pedido, algumas sementes para a sementeira da Escola.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Impacto maior existe junto dos alunos. Esse impacto traduz-se com a preocupação de proceder às sementeiras, às regas e à retirada de plantas daninhas, no âmbito das brigadas verdes.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, entra em funções uma brigada verde para a horta, com o intuito de proceder à sua manutenção, em conjunto com a Auxiliar Educativa.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado por um elemento da junta que com um trator lavrou e fresou a terra. Todo o restante trabalho, com a junção de adubo/terra vegetal, criação de regos e plantação foi realizado pelos docentes, discentes e auxiliar.

10. É feita compostagem?

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram plantadas alfaces, tomates, feijão, abóboras, morangos, espinafres, nabiças e couves.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega foi escassa durante os dois períodos letivos em causa, devido ao volume pluviométrico elevado.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não se verificou ataque de qualquer praga até ao momento.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Alguns dos produtos excedentários - alfaces- foram vendidos na Feira Mensal de Semide. Todos os outros produtos foram consumidos na própria Escola, na realização de refeições.

16.2. Anexos

 

Publicado por: EB1 Rio de Vide

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Professor coordenador da horta: Bruno Miranda