1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe desde o ano letivo anterior. Antes disso apenas eram plantados alguns canteiros.
2. Área aproximada da horta (m²)
Pouco inferior a 50 metros quadrados
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A horta, motivada pela participação no Programa Eco-Escolas, serviu como complemento às produções já realizadas em anos anteriores em pequenos espaços de canteiro e como espaço para a transplantação de plantas, semeadas em suportes próprios nos espaços de sala de aula. Serviu também como forma de aproveitamento e experimentação de formas tradicionais de cultivo, de utilização de uma agricultura 100% biológica, pelo aproveitamento de terra vegetal produzida na compostagem e de outras técnicas de controlo de pragas.
Os produtos obtidos na horta e nos espaços dos canteiros são ingeridos na escola. Os excedentes não consumidos na Escola são enviados para casa dos alunos ou entregues a outras instituições.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O facto de a horta ser um laboratório vivo das experiências de sementeira realizadas na sala de aulas, na área de Estudo do Meio. O facto de ser 100% biológica. O aproveitamento total dos produtos. A possibilidade de apropriação de recursos, meios de produção e de manutenção da horta, por parte dos alunos. O envolvimento da comunidade escolar.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias enviaram, quando pedido, algumas sementes para a sementeira da Escola.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Impacto maior existe junto dos alunos. Esse impacto traduz-se com a preocupação de proceder às sementeiras, às regas e à retirada de plantas daninhas, no âmbito das brigadas verdes.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semanalmente, entra em funções uma brigada verde para a horta, com o intuito de proceder à sua manutenção, em conjunto com a Auxiliar Educativa.
9. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi preparado por um elemento da junta que com um trator lavrou e fresou a terra. Todo o restante trabalho, com a junção de adubo/terra vegetal, criação de regos e plantação foi realizado pelos docentes, discentes e auxiliar.