10.1. Se sim, como e com que materiais?
Existem 2 compostores em madeira e 6 compostores em plástico cedidos pela empresa ValorLis.
Os materiais são resíduos orgânicos da cantina, de origem vegetal, resultantes da preparação das refeições, cascas de fruta separadas pelos alunos e funcionários no final da refeição, resíduos do jardim recolhidos pelos funcionários da CERCILEI, folhas secas apanhadas no outono nos espaços escolares. A relva é deixada a decompor em sacos de plástico pretos e depois transferida para os compostores. Em cada dia da semana há professores e alunos responsáveis por encaminhar os resíduos da cantina para o centro de compostagem, acrescentá-los ao compostor e adicionar secos guardados para esse fim no outono.
11. Quais as culturas / consociações instaladas?
Culturas: alfaces, couves (Galega, coração, penca, brócolos, lombarda), ervilheiras, faveiras, pepineiros, pimenteiros, salsa, coentros, rúcula, morangueiros, curgetes, feijoeiros, aboboreira, espinafre, batateiras, cenouras, beringela, alho, cebola, nabiças, milho, alho-francês. Não se respeita muito as consociações estipuladas pela bibliografia, porque as culturas são arrancadas e substituídas por outras conforme o espaço existente. Contudo verificam-se as seguintes consociações: couve+ tomilho; ervilha+alho; alface+cebola; alface+alho; fava+cebola; milho+feijoeiro. Verifica-se a mistura de diversas culturas. Existem também várias plantas aromáticas num canteiro central da horta dos talhões a concurso onde são cultivadas plantas aromáticas, bem como em locais estratégicos das culturas. As plantas aromáticas/auxiliares/medicinais cultivadas são: alecrim, alfazema, calêndula, cravo-túnico, arruda, pelargónio, absinto, hipericão-do-gerês, caril, lípia-alba, salva, erva-príncipe, hortelã, vários tipos de menta entre as quais poejo, incenso, rosmaninho, santolina e erva-cidreira, tomilho, lúcia-lima, calêndula e gerânio. Temos ainda cebolinho.
13. Como é feita a gestão da rega?
Existem dois pontos de água. No início do ano há uma sessão de esclarecimento sobre a rega.
Esta é feita pela manhã ou ao fim da tarde para minimizar as perdas de água por evaporação. Existe um sistema rotativo de responsáveis pelos talhões para o fazer. Infelizmente a rega está dependente da água da companhia, por impossibilidade de ter um furo.
14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Apenas somos afetados pelos caracóis.
16. Outras atividades em torno da horta
16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta
Realização de “mini-mercados” de produtos biológicos, com os detentores dos talhões a contribuem com alguns produtos que cultivam. Parte do dinheiro reverte a favor do Projeto Social da Escola e outra parte é utilizado para auto sustentabilidade monetária da horta, como reparações de mangueira, de torneiras e compra de alfaias agrícolas. No final do ano elege-se a melhor horta (Concurso Horta Bio na ESALV) de acordo com regulamento feito para o concurso e entrega-se um diploma no dia Eco-ESALV e um pequeno prémio aos vencedores.
Fazem-se sessões práticas sobre a utilização das plantas aromáticas na alimentação (confeção de pão, infusões, estímulo ao uso de plantas aromáticas frescas como tempero) para alunos de diferentes níveis de ensino.
Venda, por altura do Natal, de plantas aromáticas cultivadas na escola e de frutos colhidos, das nossas árvores, pelos alunos.
Este ano, os alunos do 10º ano aprenderam a preparar azeitonas para alimentação.