Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Aluna a colher os nabos com o auxílio da assistente operacional  da unidade de educação especialAluna a colher os nabos com o auxílio da assistente operacional da unidade de educação especial
  • Fertilização do terreno com cinzas( apoio da assistente operacional ao aluno)Fertilização do terreno com cinzas( apoio da assistente operacional ao aluno)
  • Trabalho de delimitação da horta concluído. ( Verifica-se que os nabos já se encontram em crescimento)Trabalho de delimitação da horta concluído. ( Verifica-se que os nabos já se encontram em crescimento)
  • Início dos trabalhos  da delimitação da horta.Início dos trabalhos da delimitação da horta.
  • Sinalização da horta biológica(painel realizado pelos alunos, professores e assistentes operacionais)Sinalização da horta biológica(painel realizado pelos alunos, professores e assistentes operacionais)
  • Trabalhos iniciais da preparação do terreno.Trabalhos iniciais da preparação do terreno.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

Área aproximada da horta

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

-A principal motivação foi a inclusão e a participação dos alunos de educação especial (unidade de ensino estruturado- alunos autistas, com síndrome de Down e com perturbações cognitivas) em concursos no âmbito do Projeto da Eco-Escolas, contribuindo para uma Escola Inclusiva.
-Para além da motivação referida, têm- se por objetivo:
-contribuir para o desenvolvimento pessoal, moral e social destes alunos e da comunidade escolar ,promovendo-se a educação alimentar e a educação ambiental;
-contribuir para uma maior autonomia destes alunos, nas tarefas do quotidiano ;
-promover a socialização;
-promover a interajuda entre alunos do currículo normal e os da educação especial.
-promover a interdisciplinaridade;
-envolver os alunos, a comunidade escolar/famílias promovendo-se a inclusão social

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O principal aspeto no que se refere à originalidade é a inclusão dos alunos da Unidade de Ensino Estruturado(educação especial ,alunos autistas, com síndrome de Down e com perturbações cognitivas) no concurso como forma de:
- promover uma escola inclusiva;
-contribuir para uma maior autonomia destes alunos, nas tarefas do quotidiano ;
-promover a socialização destes alunos;
- a Integração da comunidade escolar e o envolvimento das famílias;
- a interajuda entre os alunos de currículo normal e os alunos currículo específico individual
A utilização de recursos endógenos ;

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Especial e EVT
  • N.º de alunos envolvidos: 12
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

As famílias enviam as sementes e as plantas para a horta e materiais(reutilização) necessários para o desenvolvimento dos trabalhos na horta. São ainda convidadas a visitar a horta e/ou participar nos trabalhos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Maior autonomia dos alunos nas tarefas do quotidiano;
- socialização
- contributo para o desenvolvimento psicossocial social destes alunos e da comunidade escolar ,
-promoção da educação alimentar e da educação ambiental;
- divulgação dos produtos endógenos e biológicos

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização é feita em função dos produtos da época a plantar e é feita em canteiros.

Como é feita a preparação do solo?

É feita manualmente, recorrendo-se a técnicas rudimentares (enxada, ancinho....)

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

folhas, ramos de árvores, cascas de frutos, legumes..

Quais as culturas / consociações instaladas?

Nabos, favas, salsa, ervilha, batatas, alface e couves.

Como é feita a gestão da rega?

Regador, com água da chuva

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Observação direta.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Mercados.

-Venda dos produtos na feira-verde, aberta à comunidade local.
-Confeção de refeições com os produtos da horta.

 

Publicado por: Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos

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Professor coordenador da horta: Ana Paula de Almeida Guiomar