EB 2,3 + S João Garcia Bacelar

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • terreno antes de ser preparadoterreno antes de ser preparado
  • depósito de recolha de água para rega da horta.depósito de recolha de água para rega da horta.
  • Utensílios usados para iniciar a preparação do terreno depois de lavradoUtensílios usados para iniciar a preparação do terreno depois de lavrado
  • Terreno depois de lavrado com um trator de um dos encarregados de EducaçãoTerreno depois de lavrado com um trator de um dos encarregados de Educação
  • Alunos na limpeza do terreno depois de lavradoAlunos na limpeza do terreno depois de lavrado
  • alunos e professora no alisamento do terreno.alunos e professora no alisamento do terreno.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Janeiro de 2015

Área aproximada da horta

10 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A escola estar inserida numa região que foi essencialmente agrícola, mas os alunos não saberem mexer na terra, visto os pais estarem empregados e terem abandonado o setor primário.
Haver no recinto escolar um espaço desaproveitado (baldio);
Termos recolha de água da chuva;
Motivar os alunos para reaproveitar os quintais, abandonados, dos avós e reduzir a demanda sobre os recursos naturais;
Contribuir, com a plantação para a retenção de água no solo e manter a humidade atmosférica;
Recuperar espécies comestíveis ( xuxus, abóboras, etc) e atrair microfauna,(abelhas, joaninhas,borboletas etc) em extinção devido ao uso de pesticidas e inseticidas;
Redução de lixo, pela produção e uso da compostagem e reutilização de madeiras, garrafões, etc;
Ver de perto o germinar, plantar, desenvolver e decompor das plantas;

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Os alimentos produzidos são vendidos para recolha de fundos para alunos muito carenciados no próximo ano letivo.
Os Pais e encarregados de educação participarem e haver alunos que criaram uma "hortinha" nos quintais dos avós.
Os alunos terem vindo para a horta em período de férias de Carnaval e Pascoa por não ter havido tempo suficiente durante as atividades letivas.
os alunos durante o ano letivo trazerem sementes e plantas, mandados pelos avós, para cultivarem .
Criação de grupos para cuidarem da horta durante as férias;
Envolvimento de alunos, pais/encarregados de educação, assistentes operacionais;

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 38
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 30

Como são envolvidas as famílias?

Os alunos, através da caderneta do aluno, levarão para casa a informação da vontade de implementação na escola de uma horta e como será desenvolvida e solicitará-se a autorização para os alunos participarem.
Após a recolha das autorizações, dialogar-se-á com os alunos e serão estes que "passarão a palavra" aos pais/familiares. Quando se iniciar a atividade, férias do carnaval os pais transportarão os alunos para a escola e solicitar-se-á sugestões.
Na férias da Páscoa alunos e pais, farão plantação de alguns plantas horticolas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A participação dos encarregados de educação, foi ao ponto de um encarregado de educação vir tratar do terreno, lavrar com trator, para depois podermos tratar, com utensilios característicos da Gândara.
Os alunos iniciaram as suas "hortinhas" em casa.
Outros alunos querem participar no próximo ano letivo.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da Horta vai ser semanal, com a presença de alunos e professora em que se plantará, cuidará das plantas crescidas e dará informação das tarefas a executar durante a semana.
Criar-se-á grupos de três alunos para vigiar e regar a horta sempre que necessário.
Solicitar-se-à ás assistentes operacionais para vigiar e ajudar na manutenção.
Durante as férias de verão, Agosto, as assistentes operacionais cuidarão da horta, limpando as ervas, colhendo os produtos e vendendo para recolha dos donativos.


Como é feita a preparação do solo?

Será lavrado com trator visto o terreno ser muito rijo e baldio.
Posteriormente será limpo com utensílios manuais característicos da zona da Gândara.
Na plantação será usado apenas produtos de compostagem.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os restos da limpeza dos jardins, produtos da cozinha (cascas de cebola, casaca batata, etc;

Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações de culturas têm como objetivo, num pequeno espaço de terra ter um maior rendimento.
Assim instalar-se-à Abóboras e alfaces e couve; feijão com morangos e tomates.

Também se semeará girassol, e ervas aromáticas.

Como é feita a gestão da rega?

A rega será feita através de mangueira a partir de um deposito de recolha de água da chuva. Para poupar água as plantas serão cultivadas em garrafões de plástico, sem fundo enterrados no terreno.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Através da visualização diária e quando necessário serão "catados" á mão
Não deixar restos de plantas na horta.
Quando necessário recorrer " à compostagem de urtigas em água" que é um bom fertilizante e também bom para eliminar o piolho das plantas, caso seja necessário.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos serão vendidos a professores e funcionários para recolha de donativos para cabazes para alunos carenciados no próximo ano letivo.

 

Publicado por: EB 2,3 + S João Garcia Bacelar

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Professor coordenador da horta: Maria Isabel Rodrigo Teixeira Roque