Área aproximada da horta
Cerca de 60 metros quadrados
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
O principal objetivo é garantir a todos os alunos que frequentam o nosso colégio ou, até aqueles que o desejam visitar, a possibilidade de viver momentos de grande cumplicidade com um bocadinho do ambiente rural. Participar nas atividades diárias e específicas de uma pequena quinta, tais como, a plantação de chá e plantas aromáticas, de um pomar e de uma horta, do contacto com a terra, ou simplesmente, fazer uso de todos os sentidos quando se trata de sentir o perfume e a envolvência de cheiros e cores que a nossa quinta oferece.
Na nossa “Quintinha” também temos animais, tais como patos, pavões, porquinhos da índia, porquinhos vietnamitas, uma ovelha, duas cabras e um cavalo que, para já, são os nossos primeiros habitantes.
Sendo um espaço integrado no nosso colégio, ele está dotado de todo um ambiente envolvente perfeitamente adaptado ao que se planta e aos animais que o povoam, tais como: o estábulo, a casa adaptada a cada um dos animais e um lago para os patos.
No nosso Regulamento Interno (2014/2015) esses princípios estão demonstrados como se pode verificar pelo seguinte excerto: " (...) O Colégio S. Filipe disponibiliza aos seus alunos e professores uma série de infraestruturas que permitem a realização de todas as atividades, não só escolares mas também de natureza cívica e ambiental, permitindo que as nossas crianças e jovens possam contactar com um ambiente rural, através da quinta Pedagógica.
É de sublinhar a aprendizagem que os alunos adquirem no contacto direto com a terra, no plantio de frutos e legumes, no respeito e relação que estabelecem com os animais existentes na quinta, ou na nobre aprendizagem de práticas e condutas diárias conducentes a um ambiente escolar limpo, saudável e sustentável.
Para além de fomentar a importância da sustentabilidade ambiental, o Colégio S. Filipe promove atividades culturais (...) "
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
É um projeto que está a ser desenvolvido com a envolvência e entusiasmo de toda a comunidade educativa, sendo que a participação de cada um dos que trabalham e estudam no colégio é considerada uma mais-valia indispensável na construção, desenvolvimento e implementação deste espaço.
É uma pequena “bolha de oxigénio” que prima pela diferença do ambiente urbano em que estamos integrados, integrando as componentes pedagógicas, ambiental, lúdica e recreativa.
O facto de o Colégio ter boas infraestruturas para a aplicação da horta pedagógica, bem como, o facto de o Pré- Escolar e o 1º ciclo, para além da matriz curricular oficial, contempla, na parte do enriquecimento do currículo, quarenta e cinco minutos para a Quinta Pedagógica.
Como são envolvidas as famílias?
Atualmente ainda não existe uma participação direta. Os alunos poderão por vezes presentear os pais com aquilo que produziram na nossa horta/quinta e levar para sua casa.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Experiência marcante e duradoura para as tenras mentes das nossas crianças, experiências enriquecedoras pelas relações construídas, pelo esforço mútuo e sobretudo por aquilo que se vê construído com a intervenção das pequenas mãos de uma criança!
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O Colégio tem um funcionário que dispõe algum tempo do seu horário de trabalho para tratar da horta e dos animais. No entanto, cada turma, desde o pré-escolar (sala dos 3, 4 e 5 anos) ao 1º ciclo, desloca-se ao espaço acompanhados, respetivamente, pela educadora e pelas professoras titulares. Cada grupo tem o seu "talhão".
Os alunos removem a terra em pequenas quantidades. São organizadas várias tarefas: fazer os canteiros, limpeza das ervas, organizar as plantações, regar...
Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita pelo funcionário do colégio que remove as grandes quantidades de terra.
Para a fertilizar utiliza o material resultante da compostagem.