Se sim, como e com que materiais?
Realizamos a compostagem com resíduos orgânicos provenientes da cantina da escola, com folhas secas e ervas cortadas na horta. Também foram utilizadas “aparas” de madeira.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Na horta cultivamos feijão, cana de açúcar, trigo, milho, cenoura, couves, batata, alface, tomate, brócolos, favas, cebolas, ervilhas, ervas aromáticas (hortelã, segurelha -limão, salsa, coentros e orégãos) e plantas para infusões (caninha, cavalinha e funcho). Na mesma parcela plantamos alface roxa e alface frisada. No espaço da horta também temos uma anoneira.
Como é feita a gestão da rega?
Durante algum tempo regamos a horta com regador/balde até o sistema de rega ter sido composto. Tentamos, sempre que possível, regar ao final do dia.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
A monitorização é realizada através da observação das plantas. Neste âmbito, utilizamos cinza para afastar os caracóis e usamos uma solução à base de ortigas para afastar os insectos.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Foram utilizadas ervas da nossa horta para a realização de infusões (caninha e funcho), sendo servidas no bar da escola de modo a promover hábitos alimentares saudáveis.
Elaboraram-se cabazes (oferta) com produtos biológicos da nossa horta para pessoas/instituições que participaram/dinamizaram atividades no âmbito do Eco-Escolas.
Realizamos uma exposição com os produtos da horta de modo a promover a agricultura biológica. Realizamos trocas semanais de alguns produtos, nomeadamente de favas, ervilhas, cebolas e alface.