Se sim, como e com que materiais?
A Câmara Municipal de Estarreja, cedeu um Compostor, onde todas as semanas são depositadas todas as ervas daninhas retiradas da Horta, e as folhas das àrvores que vão caindo. Aí vão se deixando ficar para a compostagem e reaproveitá -la par o fertilizante da Horta Bio.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Na nossa Horta os produtos de cultivo são: ervilhas, feijão, favas, couves, rabanetes, morangos, chuchu, alfaces, milho de pipocas
No cantinho das Ervas Aromáticas temos: Salsa, hortelã, cidreira, Tomilho, hortelã pimenta,...
No Pomar temos. ameixoeira, cerejeira, nespereira, macieira, pereira,
Como é feita a gestão da rega?
A Água para a rega tem origem natural: Armazenamento da água da chuva num pote de plástico.
Este pote tem uma torneira que por sua vez está uma mangueira e sempre que seja preciso regar a horta é aberta. Os alunos são os responsáveis pela mesma rega.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
A monitorização é feita semanalmente pelos alunos e uma funcionária. Para controlo de pragas, como não utilizamos produtos químicos, tivemos o cuidado de plantar junto da horta algumas plantas que por sua vez para além de serem temperos utilizados na culinária, são benéficos, pois atuam contra as pragas dos produtos Hortícolas. Optámos então para controlo das pragas o cultivo do alho. pois ele atua como um repelente para pragas. Temos também a Hortelã porque o seu cheiro repele alguns insetos, como a borboleta-da-couve, formigas e ratos. Plantámos ainda o Tomilho pois tem o poder de afastar a borboleta-da-couve, considerada praga em algumas plantas cultivadas, principalmente da couve, couve-flor e brócolos, onde as lagartas desfolham a planta.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Durante a Semana Eco de 4/05 a 8/05 de 2015 que o Clube Eco Escola da escola em causa organizou, estiveram no Mercado Eco à venda alguns dos produtos oriundos da Horta,, onde a receita, foi para comprar material didático para o Pré Escolar.
Muitos dos produtos criados na horta, alguns serviram para serem confecionados na Cantina Escolar, outros para consumo próprio (família dos alunos e Educadoras)