Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A horta foi criada como um espaço de estudo para os nossos alunos.No pré-escolar são desenvolvidos pequenos projetos relacionados com os alimentos e as estações do ano nas quais estes crescem. No 1º ciclo os projetos enquadram-se na disciplina de Estudo do Meio. Outra motivação é a escola poder usufruir dos alimentos na sua ementa semanal. Por ultimo, quando há iniciativas na escola, como por exemplo, a Feira do outono ou do inverno os produtos hortícolas são vendidos à comunidade escolar.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Este projeto foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e
nutricional dos alunos dos 3 aos 9 anos, com base no entendimento de
que é possível promover a educação integral de crianças e
comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares incorporando a
alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da
prática pedagógica.
Como são envolvidas as famílias?
Não existe de momento participação activa das familias.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Nos alunos a horta acaba por ser um espaço de descoberta e de experiência transformando as aprendizagens mais significativas e concretas, como por exemplo, as partes das plantas, tipo de folhas, distinguir frutos e legumes, saber tratar/preparar a terra para a plantação.
No que refere à comunidade, o impacto associa-se ao consumo/venda dos alimentos.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Há um funcionário responsável pela horta, ajudando os professores e alunos na plantação e manutenção da horta.
Cada sala é responsável por um talhão de terra e uma vez por semana cuidam dos alimentos aí produzidos.
Como é feita a preparação do solo?
Depois de serem retirados os alimentos, é cavado e depois é espalhado o adubo natural que é retirado do combostor, ficando assim durante alguns dias. Depois deste período envolve-se o adubo natural com a terra até ficarem misturados.