Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Preparação do terrenoPreparação do terreno
  • Plantação de cebolasPlantação de cebolas
  • Plantação de alfacesPlantação de alfaces
  • Recolha do mel da colmeiaRecolha do mel da colmeia
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2011/2012

Área aproximada da horta

400 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Criação de uma área técnica para o curso de horta e jardinagem

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Todas as etapas do projeto foram efetuadas pelos alunos, escolha do espaço, medição, construção e manutenção

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Professores do núcleo da Multideficiência e respetivos alunos , professores do Ensino Especial e respetivos alunos, e o professor da disciplina de Hortofloricultura e Jardinagem com os alunos do Vocacional 2.
  • N.º de alunos envolvidos: 50
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Envolvidos indiretamente através da recolha de material orgânico para a compostagem.
Contacto com os produtos que os alunos levam para casa.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os trabalhos efetuados pelos alunos são visíveis pela comunidade envolvente.
São divulgadas as atividades através do site do Agrupamento
Os alunos levam para casa, produtos produzidos por si
Alguns produtos são distribuídos, pelos alunos, nos Dias do Agrupamento
São efetuadas visitas guiadas das diversas turmas da Escola, orientadas pelo professor responsável.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são desenvolvidas no âmbito das aulas da disciplina de Hortofloricultura e Jardinagem.
Os alunos da Unidade de Multideficiência deslocam-se consoante as características atmosféricas .
Os alunos do Ensino Especial vão à horta tratar do seu talhão , de acordo com a programação das suas atividades.

Como é feita a preparação do solo?

O terreno é previamente cavado é-lhe adicionado matéria orgânico proveniente da compostagem e algum estrume de cavalo devidamente tratado (compostagem).

Em seguida, alisa-se a superfície com a enxada e nivelado com os ancinhos seguindo-se a plantação das espécies previamente escolhidas pelos alunos tendo em conta o talhão.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Os materiais são colocados em três compostores
Resíduos orgânicos trazidos de casa, detritos vegetais recolhidos aquando do corte e limpeza dos espaços exteriores , terra da limpeza da horta .

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces várias, tomate vários, cebola várias, alho, alho francês, feijão vários, fava, ervilha várias, beringelas, curgetes, pimentos vários, rabanetes, cenouras, abóboras várias, morangos,couves várias, ervas aromáticas várias.
Cebola ,cenoura – Alface, cenoura – Pimento, tomate – Rabanete, cenoura.

Como é feita a gestão da rega?

Rega com regadores
Efetuada pela manhã , sempre que se verifique a necessidade
No período de julho/agosto é feita pelos funcionários

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

É feita à vista desarmada e controlada com chorumes.

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Sim.
Existe uma colmeia de abelhas , junto à horta.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de doces, confeção de bolos, mostra dos favos de mel e processamento do mesmo, participação na Festa Verde (CMA), participação nos Dias do Agrupamento

 

Publicado por: Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes

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Professor coordenador da horta: Miltom de Brito da Costa Guerreiro Carvalho