Se sim, como e com que materiais?
A compostagem foi iniciada este ano letivo, em janeiro. Dois alunos de cada turma dirigiam-se à cozinha para ir buscar os restos dos legumes e cascas e levavam-nos ao sr. Porteiro para colocar na caixa da compostagem. Foi um processo que se desenrolou até ao final do ano letivo, uma vez que a caixa é grande e nem sempre a cozinha tinha os materiais para disponibilizar. Em setembro, quando se iniciarem as aulas, o composto estará pronto para colocar na terra.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Tomates, favas, ervilhas, salsa, coentros, cenouras, batata, morangos, alface, repolho, brócolos, alho francês, feijões, grão, tremoços e trigo.
Como é feita a gestão da rega?
Quando é necessário regar, o sr. Porteiro informa a professora que, por vezes, leva lá os alunos para proceder à rega de manhã. Por ser uma tarefa que é necessário realizar logo de manhã, a adesão dos alunos não é a ideal, pois é nesta altura do dia que os mesmos estão na sala de aula a realizar atividades que exigem maior concentração.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
O sr. Porteiro faz uma mistura de água com sabão azul e branco que é colocada junto das plantas.
Para evitar que os pássaros vão comer as sementes colocaram-se cd's pendurados na horta.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Colheita, descasque/preparação dos alimentos e sua confeção.
Pesquisas.
Publicações no jornal escolar.
Compostagem.