Se sim, como e com que materiais?
A caixa para preparar o composto é de madeira. Os materiais para realizar a compostagem são solicitados às entidades que fazem parte da instituição e outras entidades locais. Os restos de comida (cascas de fruta, legumes, ...) são solicitados à cozinha solidária (valência pertencente à instituição), a borra de café solicitamos a um estabelecimento local, os diários são pedidos aos pais, comunidade escolar, ... e as folhas secas encontramos nos jardins da instituição.
Quais as culturas / consociações instaladas?
Cultivamos alface roxa e verde, couve inglesa, couve-flor, cebola, brócolos, abóboras e várias espécies de ervas de chá e de ervas aromáticas.
Está instalado na horta um compostor e um tanque para rega.
Como é feita a gestão da rega?
A água da chuva é recolhida num tanque e coberto com uma rede. Cada grupo enche um regador e rega a sua parcela de produtos hortícolas e ervas aromáticas e ervas de chá.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Na nossa horta não fazemos o controlo de pragas e doenças. Quando os produtos são invadidos por pragas, arrancamos da horta e cultivamos outros produtos hortícolas que não tenham tendência a determinadas pragas. A partir das diversas experiências, ficamos a conhecer os produtos que se ambientam e desenvolvem no espaço.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Fazemos convívios em datas festivas: chá com ervas da horta e bolo.
Vendemos às famílias e/ ou comunidade escolar os produtos cultivados na horta.
A cozinha solidária também requisita algumas ervas aromáticas para a confeção de pratos.