Se sim, como e com que materiais?
Todos os restos dos lanches, que incluem sempre fruta, são recolhidos pelo grupo de alunos responsável na semana e colocados no compostor, bem como os restos dos legumes utilizados na cozinha da escola. É feita igualmente a recolha de folhas secas nos espaços comuns exteriores da escola, sendo colocadas em camadas intercaladas com os restos de fruta e legumes.
Na sala de aula foram criados mini-compostores, em plástico reciclado transparente, para que os alunos podessem observar a transformação dos resíduos orgânicos e para acelerar um pouco o processo de decomposição foram colocadas minhocas.
Quais as culturas / consociações instaladas?
O objectivo é ter uma horta com diversidade, poucos pés de cada espécie mas com alguma diversidade. Assim, são semeadas/transplantadas as culturas de outono/inverno: várias couves (repolho, portuguesa, bróculo, couve-flor), favas, ervilhas, alho frâncês, cebola de Setúbal e alho-comum. Foram também semeadas cenouras, alfaces e espinafres, em consociação mista ou de fronteira com as culturas de Outono-Inverno descritas. Foram plantas aromáticas como cidreira, erva-príncipe, tomilho vulgar, salsa, coentros e mangericão. Mais próximo da Primavera será plantado alecrim e alfazema,no extremo oposto ao canteiro das aromáticas.
Na Primavera, pretende-se instalar as culturas típicas de Primavera-Verão: tomate rosa, tomate cereja, tomate coração-de-boi, feijão-verde e feijão rasteiro, abóbora (que será guiada para fora da horta, subindo um pequeno muro existente), pimento, beringela e courgete. Também aqui se pretende ter algumas consociações de fácil identificação pelos alunos tais como o tomate com o manjericão.
Como é feita a gestão da rega?
A rega é manual, com recurso a água da rede pública. Sendo uma área não muito grande, optou-se por dar essa tarefa aos alunos, com recurso a regador de bico / chuveiro.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Para além do trabalho realizado pelas consociações criadas e pela distribuição mista ou de fronteira destas, o controlo é visual e manual das lesmas e caracóis. Foi colocada uma telha perto das várias couves para controlo fisico dos caracóis. Uma aplicação de Turex com o tempo seco para afastar a lagarta da couve. Nas culturas de Primavera serão aplicadas medidas preventivas com a aplicação de calda de urtigas e de calda de cavalinha.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Normalmente, ao longo do ano são realizadas várias atividades em torno deste projeto, nomeadamente semanas temáticas, com venda de produtos biológicos, concursos de pratos saudáveis (com a participação dos pais), apresentação das hortas de sala de aula e apresentação de trabalhos realizados pelos alunos relativos a esta temática.