Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A criação da horta visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas, permitindo práticas em grupo e explorando a multiplicidade das formas de aprender criando uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis. Tem como objetivos levar as crianças a ter contato direto com o meio ambiente natural; proporcionar como atividade um espaço de descoberta e aprendizagem; proporcionar às crianças a descoberta de técnicas de plantação, cuidado com as plantas e técnicas de proteção da estrutura do solo; Levar as crianças a perceberem a horta como um espaço vivo, onde todos os organismos juntos formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Promover nas crianças noções e atitudes de proteção da natureza, sustentabilidade e diversidade e sensibilizar para a poupança dos recursos naturais e da energia.
Como são envolvidas as famílias?
Trouxemos para o projeto os pais de 2 crianças que estão desempregados e têm dificuldades económicas. Foi uma forma de os manter ocupados e envolvidos neste projeto.
As crianças servem de multiplicadores, porque levam o que aprendem na Instituição para casa e, deste modo, a influência da horta não se restringe à Instituição.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O contato com a natureza faz com que as crianças vejam as consequências das ações humanas no ambiente e aprendam a ter uma postura ecologicamente correta.
Entre os benefícios alcançados com o projeto da horta, destacam-se a produção e consumo de alimentos naturais pelas crianças, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica, a influência nas escolhas alimentares das crianças, além de apresentar na prática as consequências que ações do homem têm em relação ao meio ambiente.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta e a repartição de tarefas é feita entre todos diariamente.
Como é feita a preparação do solo?
O solo foi limpo com auxílio de enxada e ancinho. Com a ajuda da enxada revirou-se a terra a alguma profundidade. Com a ajuda do ancinho, desfizeram-se os torrões, tirando pedras e pedaços de madeira, nivelando o solo. Finalizou-se a preparação do solo com a realização de canteiros.