EB 2,3 Dra. Maria Alice Gouveia

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

A nossa horta foi assim em abril
 

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

Área aproximada da horta

menor que 10 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Inclusão de pessoas com deficiência ;
Consciencialização para a importância da agricultura na sociedade;
As questões da sustentabilidade dos recursos naturais,

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Na nossa horta temos uma parceria com a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e são estes alunos ( do curso de jardinagem/agricultura) que vem à nossa escola, ensinar aos nossos alunos as técnicas agrícolas a utilizar numa horta biológica. Vem acompanhados com um engenheiro agrícola e com uma professora de educação especial. Cá são recebidos pela turma do 5º C que este ano é a única turma a participar. Os alunos, nas aulas de Ciências, tem-se debruçado sobre a importância do solo como recurso fundamental à vida e tem feito apresentações em Powerpoint sobre a diversidade dos animais que vivem nas hortas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

Como são envolvidas as famílias?

As famílias colaboram trazendo algumas plantas e sementes.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos em geral não conhecem: as técnicas agrícolas, os alimentos no solo, o seu desenvolvimento, o tempo e os cuidados necessários à manutenção das culturas agrícolas. Assim, ganham gosto e aplicam nas suas próprias casa e junto das suas famílias estas aprendizagens, enriquecendo o seu modo de ser e de estar na sociedade atual. Além disso passam a saber fazer escolhas informadas relativamente aos produtos alimentares que consomem.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são divididos por grupos e tarefas e todos participam ativamente.

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado sem aditivos químicos apenas manualmente: limpando,sachando e adicionando composto já fabricado pelo alunos nos anos anteriores.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com a recolha dos resíduos da horta e da limpeza dos canteiros e zonas envolventes ao edifício da escola.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas, ervilhas, beterraba, alface, couves, rabanetes

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente, e dependendo do produto assim é escolhido o tipo de rega: com regos ou na base da planta ou por cima como chuva.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

É feita por observação direta

Existem animais ligados à horta?

Sim

Se sim, que espécies?

Os seres vivos decompositores, no compostor .

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Fazem-se vendas de produtos e confecção de sopa biológica.
Também se vai utilizar um forno solar construído pelos alunos para cozinhar os alimentos.

 

Publicado por: EB 2,3 Dra. Maria Alice Gouveia

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Professor coordenador da horta: Paula Gouveia Pinto Antunes Cabrita