Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Já existe há 2 anos, mas é refeita todos os anos, porque durante o Verão morre, por falta de cuidados, como é natural que aconteça.
Área aproximada da horta
São duas hortas. O Instituto dos Pupilos do Exército estão distribuídos por duas Secções. Em cada uma delas existe uma horta. A área total ultrapassa os 150 m2.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A motivação principal da horta são as actividades ligadas ao Projecto Eco-Escolas. Funciona também como exemplo pedagógico vivo para os alunos. As professoras de Ciências da Natureza usam-na como local de aulas. Como se trata de um internato militar, com cozinha, os produtos são frequentemente usados na nossa alimentação. A horta da primeira secção tem contribuído com ervas de cheiros para as saladas e alguns limões. A da segunda com cebolas, alfaces e courgettes, para a sopa.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Neste momento, o projecto já ultrapassa o projecto Eco-Escolas. Um dos auxilares, o que cuida da horta, tem-na orgulhosamente como sua e o sargento responsável da cozinha usa-a como exemplo da sua boa gestão. O projecto já é do interesse de várias pessoas dos Pupilos, para além dos alunos e professores. São, por assim dizer, as "nossas" hortas.
Como são envolvidas as famílias?
Um dos aspectos que nunca é demais referir, para compreensão da dinâmica de uma escola como os Pupilos do Exército é o seguinte: trata-se de um internato. Muitas famílias são de longe. Tão longe como Angola, Guiné, ou Ucrânia. Depois temos famílias de Vila Real, Leiria, Évora,... Nesta escola a família somos nós. Os professores, oficiais e sargentos.
O número de professores é apenas de cerca de 50. Temos apenas três auxiliares de educação, havendo um número variável de mais 2 ou 3 que vêm de organismos em extinção e que estão em situação de "desemprego".
Estas circunstâncias tornam não comparável o Instituto com qualquer outra escola normal e todo o esforço que se faz, para recolher REEE, por exemplo, é muito maior, do que noutros estabelecimentos de ensino. Há alunos que só vêem os pais duas vezes por ano.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Passam por elas todos os dias e não as estragam, porque sabem que comem coisas da horta. Respeitam o trabalho dos colegas e funcionário que lá trabalha.
É o melhor exemplo que podemos dar: a horta é deles, mesmo para os que não colaboram nela.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Uma horta, para ter sucesso, não pode estar exclusivamente na mão de alunos ou de pessoas que, sendo professores, têm missões mais importantes, no contexto da Instituição. Assim, foi decidido que o funcionário a que chamamos jardineiro, mas é o senhor que faz trabalhos de limpeza, lavagem de espaços, rega de canteiros, etc, que tem a responsabilidade de manter a horta viável. É ele que a rega, é ele que a monda, é ele que a gere e nos diz o que é preciso fazer.
Os professores e alunos usam-na mais como "laboratório" vivo e exemplo pedagógico.
Como é feita a preparação do solo?
Temos dois compostores e tentamos aproveitar ao máximo os resíduos vegetais. Um dos compostores é comprado (1ª secção) e o outro foi construído pelo jardineiro (2ª secção) (ver fotografias anexas.
Na 2ª secção a terra é de melhor qualidade, os produtos são mais saudáveis. Na 1ª secção tem sido um problema. O solo ainda não tem qualidade suficiente, porque era um espaço usado para colocar coisas velhas... ainda vai levar algum tempo até a terra ficar com qualidade agrícola.