Há quanto tempo existe uma horta na escola?
O Colégio, nos últimos cinco anos, tem procurado ter uma pequena horta, embora com imensa dificuldade dadas as características muito argilosas do solo, que o tornam muito impermeável, de difícil arejamento e consequentemente de difícil crescimento das...
Área aproximada da horta
A área aproximada da horta é de 8 m2, com 4m de comprimento e 2m de largura.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Promover a consciência ambiental a educação para a promoção de um modo de vida sustentável.
Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem.
Manifestar atitudes responsáveis face à promoção da Natureza.
Sensibilizar a comunidade escolar para o benefício da agricultura biológica numa alimentação saudável.
Compreender a importância das espécies hortícolas e de plantas aromáticas na nossa dieta alimentar.
Reconhecer da importância da agricultura biológica para a conservação do ambiente e proteção do planeta.
Conhecer e aplicar os pressupostos da agricultura biológica.
Praticar o cultivo em modo de produção biológico/orgânico.
Fomentar o conhecimento das épocas de cultivo.
Compreender que as plantas são influenciadas pelos fatores abióticos e bióticos.
Compreender e desenvolver o processo de compostagem com o aproveitamento dos restos do refeitório.
Comprender os perigos dos adubos químicos e perticidas.
Fomentar a observação e investigação no desenvolvimento e das plantas.
Contribuir para aprendizagem de uma melhor gestão da vida e do orçamento familiar.
Mobilizar a comunidade educativa na participação ativa e manutenção da horta.
Dinamizar o espaço exterior.
Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar.
Desenvolver a capacidade de observação e o espírito crítico.
Promover a cooperação e o sentido de grupo.
Promover a responsabilização dos alunos nas atividades da horta.
Valorização e desenvolvimento das competências pessoais e sociais.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A originalidade da Horta Pedagógica está associada à transversalidade, transdisciplinaridade e incentivo ao empreendedorismo na continuidade deste projeto, com a participação ativa dos alunos em trabalhos de investigação, de recolha de experiências, na própria criação e manutenção da horta, na confeção de alguns dos produtos na cozinha do Colégio e posterior venda/distribuição no bar à comunidade educativa, bem como na elaboração e divulgação de artigos/trabalhos jornalísticos relativos à horta e na criação de uma feira/exposição de plantas aromáticas e dos hortícolas cultivados.
Como são envolvidas as famílias?
As famílias foram já envolvidas na participação na feira das plantas aromáticas, na oferta de sementes e algumas plantas para a horta, bem como na aquisição de produtos cultivados, concretamente de plantas aromáticas. A continuidade deste projeto tem por base um maior envolvimento das famílias na partilha de conhecimentos, no acompanhamento do desenvolvimento da horta e na própria participação direta no cultivo das plantas.
Os produtos cultivados são também distribuídos pelos alunos e as respetivas famílias, sendo que está contemplada a possibilidade das famílias que vivem no meio rural envolvente ao Colégio poderem contribuir com alguns produtos hortícolas biológicos para a próxima feira e para a confeção de sopas ou saladas e a preparação de infusões.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A criação a Horta Pedagógica teve um maior envolvimento e entusiasmo de todos os alunos da Academia de Ciências, mas rapidamente outros discentes pediram também para colaborar, empenhando-se ativamente na sua criação e manutenção durante os seus tempos livres. A elevada motivação foi evidente, por exemplo, no pedido frequente e diário de vários alunos de participarem na rega da horta ou no cuidado com que trataram as plantas aromáticas que semearam no Colégio e que, depois de crescidas, levaram para casa.
A troca de experiências e a valorização dos conhecimentos que alguns dos alunos tinham por residirem num meio rural reforçou o desenvolvimento da sua autonomia, responsabilidade, capacidade de trabalho em grupo e de outras capacidades/competências interpessoais.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Inicialmente, a horta foi uma das atividades desenvolvidas na Academia de Ciências e do Ambiente que decorre às quintas-feiras com 18 alunos do 5º e 6º anos, concretamente com a sementeira e a manutenção de plantas aromáticas, a preparação do terreno e a sementeira e plantação de hortícolas, mas rapidamente envolveu mais alunos que se voluntariaram para ajudar.
A manutenção da horta foi efetuada por vários alunos do 2º e 3º ciclo que se voluntariaram para ajudar na rega que decorreu diariamente depois das aulas, às 17h ou no caso da monda das ervas daninhas nos intervalos da hora de almoço, destacando-se a elevada contribuição do aluno João Gomes Paulino da turma B do oitavo ano pelo seu conhecimento de técnicas agrícolas e grande empenho.
Também a recolha dos resíduos alimentares do refeitório para compostagem foi efetuada por alunos voluntários.
A continuidade do projeto implica a definição de grupos de trabalho com alunos voluntários para a manutenção das plantas aromáticas e hortícolas, concretamente com a monda e rega; para recolha de resíduos alimentares e folhas mortas do espaço exterior do Colégio para compostagem; bem como para o trabalho de investigação/reportagem/divulgação; para a confeção dos produtos cultivados e para a organização de feiras/exposições.
Durante as interrupções letivas, as tarefas de manutenção são asseguradas por uma das duas docentes responsáveis, por uma funcionária e um aluno que se voluntariou para o efeito, João Gomes Paulino.
Como é feita a preparação do solo?
O local da horta apresenta um solo argiloso, com muitas plantas invasoras e com alguns problemas de drenagem, alagando com facilidade no inverno, pelo que se tiveram cuidados redobrados na sua preparação, bem como na definição do momento de início dos cultivos. Depois do solo ter repousado durante vários meses, foi cavado e foram retiradas as ervas daninhas através de um trabalho manual com o auxílio de enxadas. Seguidamente foi incorporado superficialmente composto biológico orgânico nacional e certificado, uma vez que a compostagem se encontrava ainda numa fase inicial.
O próximo fertilizante a aplicar é resultante da compostagem de resíduos alimentares do refeitório. A estes é adicionada borra de café do bar do Colégio, não só devido aos nutrientes que dispõe, concretamente carbono e azoto, mas também para amenizar o cheiro do compostor, conservar a sua humidade e atrair minhocas. Depois de aplicado à horta, servirá também como repelente de pragas.
Dada a constituição muito argilosa do solo, foi necessário um recorrente arejamento através da utilização de ancinhos, contudo este será potenciado com a aplicação indireta das borras de café devido à sua capacidade de atração de minhocas que naturalmente contribuem para o seu arejamento à medida que cavam pequenos túneis para se alimentarem.