Se sim, como e com que materiais?
Os materiais utilizados advêm dos excedentes dos produtos hortícolas que limpamos anterior a venda. Folhas secas das árvores, terra e alguns excedentes que alguns alunos trazem.
Quais as culturas / consociações instaladas?
No decorrer do ano as culturas que realizamos foram: Couves, tomate, agrião, repolho, alho francês, salsa, batata, batata doce, favas, nabo, espinafres, amendoim, alface, curgete, beterraba, tomilho, alecrim, orégãos, coentros, alfazema, capucho.
Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita pelos alunos com a recolha de agua dos tanques de captação das aguas fluviais. Em situações onde temos falta recorremos a rede pública que este ano instalaram na horta e estufa.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Esta é feita recorrendo ao conhecimento prático dos intervenientes e de outras pessoas que trabalham em agricultura biológica nomeadamente, pessoas que têm hortas em casa e que não aplicam adubos, entre outros, e têm experiência porque os seus antepassados assim o faziam.
Se sim, que espécies?
Este ano, com a colaboração dos Guardas Florestais do Nordeste e Ecoteca de São Miguel, instalamos um ninho para morcegos na expetativa que os morcegos venham a colaborar connosco.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Este ano, para além da habitual venda das nossas hortícolas, procedemos a um concurso de sopas na Semana da Saúde no âmbito do Gabinete de Saúde Escolar que contou com a colaboração de toda a Comunidade Escolar.
Deu-se inicio a construção de uma casa construída em garrafões de modo a reutilizá-los.
Procedemos também a reutilização de pneus para a construção de objetos lúdicos.
Foi feita uma visita de estudo aos Serviços Florestais do Nordeste para que os alunos pudessem ver todo o trabalho, desde a plantação a recolha e posterior plantação.