Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há três existiu uma horta e o ano passado voltamos a tentar.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Devido ao facto de o ano passado não ter resultado como o esperado, a maior motivação foi a de tentar com que este ano resultasse.
A Fundação adota como factor de sustentabilidade dos serviços a politica dos 5 R’s, a saber, “Reduzir”- Diminuir a produção de lixo evitando o consumo supérfluo, “Reutilizar” - Dar novos usos a materiais já utilizados, “Recuperar” - Valorizar os resíduos como potencial energético, “Reciclar” - Utilizar os resíduos como fonte de matéria-prima para produzir novos produtos, e “Responsabilizar” - Ter as atitudes certas para não prejudicar o ambiente, melhorando-o, Optimizando desta forma os recursos naturais.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O facto de os pais participarem na construção destas hortas é um dos factores que para nós denota uma maior originalidade.
A venda aos utentes, a escolha dos recipientes e a participação de toda a instituição são mais um motivo de originalidade.
Como são envolvidas as famílias?
Através da entrega e compra dos recipientes. Nos projetos de sala, participando ativamente na plantação e compra.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A venda dos produtos à comunidade, a utilização na confeção dos alimentos.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Através de tarefas de sala.
Como é feita a preparação do solo?
A terra comprada já vem fertilizada. Alguns pais nos seus terrenos cuidam da terra ( adubam, estrumam...) que depois oferecem à instituição.