Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A horta surgiu do desenvolvimento do programa Eco Escolas, mais concretamente no desenvolvimento do plano de ação referente ao tema agricultura biológica.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
É o primeiro ano, que nesta escola existe uma horta. Como a escola se situa num meio rural, os alunos valorizam e respeitam o trabalho agrícola, pois convivem com essa realidade. É de salientar, que os alunos adeiram de tal modo a este programa que eles próprios sentem-se responsáveis pela preservação e cuidam dela com empenho.
Como são envolvidas as famílias?
A maioria das famílias vive da agricultura e por isso forneceram as sementes, plantas e estrume. Também transmitiram conhecimentos aos alunos sobre a preparação do terreno e modo de plantar as diferentes espécies.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Contribuiu primeiro pelo impacto da novidade, os alunos tornaram-se mais curiosos, interventivos querendo participar ativamente no trabalho agrícola. Foram acompanhando e dando sugestões para melhorar o rendimento da horta.
Destaca-se também o facto de os alunos começarem a ter uma visão mais positiva da escola, tornando-se mais interventivos, pois vem a escola como como a sua segunda casa.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os dias, segundo um escalonamento vem dois anos regar a horta. Logo que chegam à escola por volta das 8:30 antes das aulas iniciarem, regam este espaço. A restante preparação foi feita durante o tempo letivo, tendo em conta os conteúdos das disciplinas.
Como é feita a preparação do solo?
Com o espalhar do estrume cedido por um Encarregado de Educação que possui cunicultura.