Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Sabrosa

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Início dos trabalhos da hortaInício dos trabalhos da horta
  • Fertilizar o soloFertilizar o solo
  • Área da HortaÁrea da Horta
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde Fevereiro de2015

Área aproximada da horta

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta surgiu do desenvolvimento do programa Eco Escolas, mais concretamente no desenvolvimento do plano de ação referente ao tema agricultura biológica.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

É o primeiro ano, que nesta escola existe uma horta. Como a escola se situa num meio rural, os alunos valorizam e respeitam o trabalho agrícola, pois convivem com essa realidade. É de salientar, que os alunos adeiram de tal modo a este programa que eles próprios sentem-se responsáveis pela preservação e cuidam dela com empenho.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Disciplinas de Ambiente do Curso Vocacional
  • N.º de alunos envolvidos: 30
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 30

Como são envolvidas as famílias?

A maioria das famílias vive da agricultura e por isso forneceram as sementes, plantas e estrume. Também transmitiram conhecimentos aos alunos sobre a preparação do terreno e modo de plantar as diferentes espécies.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Contribuiu primeiro pelo impacto da novidade, os alunos tornaram-se mais curiosos, interventivos querendo participar ativamente no trabalho agrícola. Foram acompanhando e dando sugestões para melhorar o rendimento da horta.
Destaca-se também o facto de os alunos começarem a ter uma visão mais positiva da escola, tornando-se mais interventivos, pois vem a escola como como a sua segunda casa.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os dias, segundo um escalonamento vem dois anos regar a horta. Logo que chegam à escola por volta das 8:30 antes das aulas iniciarem, regam este espaço. A restante preparação foi feita durante o tempo letivo, tendo em conta os conteúdos das disciplinas.

Como é feita a preparação do solo?

Com o espalhar do estrume cedido por um Encarregado de Educação que possui cunicultura.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com os restos de alimentos provenientes da cantina.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Repolho, Tomateiro, alface, Feijão, Pimento, Morango, Courgette e Flores.

Como é feita a gestão da rega?

Todos os dias, segundo um escalonamento vem dois anos regar a horta. Logo que chegam à escola por volta das 8:30 antes das aulas iniciarem, regam este espaço.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Todos os dias os alunos ao tratarem da horta observam e vem se existe alguma praga ou invasão de insectos.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Durante este ano ainda foi possível organizar outras atividades.

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Sabrosa

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Professor coordenador da horta: Maria João Gonçalves Guerra