Jardim de Infância de Espinho

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

As hortas do jardim de Infância de Espinho existem desde o inicio do mês de abril e surgiram no âmbito da inscrição no programa Eco- Escolas 2014-2015

Área aproximada da horta

Temos 2 hortas com cerca de 40 m2 e estamos a preparar o terreno para uma 3ª mais pequena.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A nossa vontade de criar uma horta surgiu quando nos inscrevemos no programa Eco-Escolas. É verdade que nos preocupamos muito com o ambiente, mas nunca nos ocorreu ocupar o enorme espaço exterior que temos à volta do Jardim de Infância. Por outro lado, aquando da auditoria aos alunos acerca do consumo de produtos biológicos verificámos que não existe qualquer preocupação com consumo destes produtos, porque as famílias não estão despertas para os seus benefícios.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto está muito no inicio e, para nós, é em tudo original e divertido, porque no Jardim de Espinho nunca se fez algo parecido.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: O grupo do Pre Escolar
  • N.º de alunos envolvidos: 12
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Quase todos

Como são envolvidas as famílias?

As famílias estão de tal forma envolvidas neste projeto que todos os dias alguém traz sementes e plantas para horta ( daí a necessidade de 2 hortas ). Os avós são quem mais se entusiasma e todos os dias alguém se oferece para ajudar na terra. Houve quem trouxesse estrume dos animais, e aparas da relva do jardim para fertilizar a horta e uma mãe, Engenheira agrónoma, disponibilizou-se para fazer uma ação de sensibilização acerca da agricultura biológica e dos seus benefícios.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Esta horta, que inicialmente era um projeto pequeno, acabou por interessar a toda a comunidade escolar, inclusive aos vizinhos que se ofereceram para ajudar a tratar do terreno.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As nossas hortas ainda estão no inicio e estamos na fase das sementeiras. Nesta altura estamos a fazer as etiquetas para identificar os produtos cultivados quando vamos trabalhar nas hortas.

Como é feita a preparação do solo?

No solo usamos fertilizantes caseiros: estrume de animais, borras de café, folhas mortas e relva seca cortada.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos uma horta com aboboreiras que foram germinadas a partir das sementes da abóbora usada no Halloween. Pepinos, sementes de cabaça e salsa ( junto ao muro). na outra horta temos couves, cebolo, tomates, alfaces e cenouras.

Como é feita a gestão da rega?

Neste momento não temos alternativa senão usar a água da rede publica, mas estamos a tratar junto da autarquia, para com a maior brevidade no mandar um tanque para reaproveitarmos as águas pluviais. Entretanto, estamos a tratar ,com o vizinho, uma forma de nos dar água de um poço que existe na sua propriedade. Temos, no entanto, a sorte de ter chovido bastante e não ter sido necessária uma rega abundante.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Ainda não sentimos essa necessidade.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

 

Publicado por: Jardim de Infância de Espinho

avatar

Professor coordenador da horta: Luzia Santos Alves