Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o ano letivo 2007/2008
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
- Favorecer o contacto das crianças com a Natureza - espécies vegetais;
- Fomentar o gosto, respeito e interesse pela Natureza;
- Sensibilizar as crianças para a importância da alimentação saudável;
- Dar a conhecer a produção biológica, como alternativa ecológica à agricultura tradicional, favorecendo-se as boas práticas agrícolas;
- Dar a conhecer os benefícios dos produtos biológicos para a saúde;
- Incentivar as crianças a assumirem responsabilidades (apoio no cultivo);
- Dar a conhecer a evolução das espécies vegetais e a Biodiversidade;
- Favorecer o contacto das crianças com o Meio Rural e as profissões tradicionais p.e. agricultor;
- Estimular o trabalho em equipa entre a equipa pedagógica, crianças e familiares;
- Aproveitar os produtos cultivados para serem comercializados às famílias e/ou confecionados no Infantário.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O contacto das crianças com a Natureza e o Meio Rural. Conhecimento de um tipo de agricultura alternativo, à predominante agricultura tradicional existente nos arredores do Jardim de Infância.
As crianças têm oportunidade de assistir à evolução das espécies e as tarefas que têm na horta, permitem que ganhem maior gosto, zelo e respeito pela Natureza.
É aproveitada a água da chuva para regas e usado um compostor como fertilizante natural.
Existem animais no Jardim de Infância que são alimentados com produtos da horta.
Este ano letivo foram reutilizados pneus plantar ervas aromáticas e foi realizado um Workshop sobre “Floreiras”, com a reutilização de garrafas de água.
Como são envolvidas as famílias?
Existem atividades relacionadas com a Horta Biológica em que são envolvidas as famílias p.e campanha de recolha de produtos orgânicos para o compostor; no dia do Pai ou da Mãe, os familiares ajudam as crianças a cultivar a horta. Os pais que são membros do Conselho Eco-Escolas participam no projeto da Horta com ideias, p.e. seleção das culturas, sistema de rega, sistema de compostagem, etc. Os pais mais experientes na área, por vezes, apoiam o cultivo e ensinam novas técnicas agrícolas à equipa pedagógica. Para além disso os pais colaboram na compra de produtos cultivados na horta
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A sensibilização das crianças para a importância da Horta Biológica, tem tido impacto nas famílias, que por sua vez, ficam mais sensibilizadas para a produção agrícola ecológica e benefícios dos produtos biológicos para a saúde. Vários pais têm-se mostrado interessados, questionando a equipa pedagógica sobre o sistema de cultivo, rega e compostagem. Muitas crianças começam a revelar maior preferência na alimentação por legumes e demonstram zelo, interesse e respeito pela Natureza.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas as salas do Jardim de Infância são responsáveis pela manutenção semanal da horta biológica. São atribuídas tarefas simples às crianças (considerando as respetivas faixas etárias), relacionadas com a plantação e rega. O responsável de manutenção da Instituição, que assegura simultaneamente a jardinagem dos equipamentos de infância, possui conhecimentos na área da agricultura e está encarregue de preparar o solo. Os pais também colaboram no cultivo da horta, ajudando a semear/plantar e trazendo por vezes, sementes ou pés de plantas para serem usados na horta
Como é feita a preparação do solo?
Anualmente, são retiradas as ervas daninhas, a terra é cavada, remexida e preparada com estrume (natural) ou com o composto produzido no compostor do Jardim de Infância.