Centro de Acção Social de Ílhavo - Casci

a nossa horta bio

Horta vertical

 
  • material recolhido na instituição e Paismaterial recolhido na instituição e Pais
  • Pais ajudam a dar cor às paletesPais ajudam a dar cor às paletes
  • Pais ajudam a pintar paletesPais ajudam a pintar paletes
  • Pais ajudam na preparação de terrenoPais ajudam na preparação de terreno
  • plantarplantar
  • Preparação da plantaçãoPreparação da plantação
  • Preparação do pequenos vasosPreparação do pequenos vasos
  • preparação do terrenopreparação do terreno
  • preparação do terrenopreparação do terreno
  • preparaçãopreparação
  • processo de germinação do feijãoprocesso de germinação do feijão
  • processo de germinação do feijãoprocesso de germinação do feijão
  • tabela de registo da plantatabela de registo da planta
  • tipo de plantastipo de plantas
  • verificação das plantas - ver diferençasverificação das plantas - ver diferenças
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta na escola iniciou-se neste ano lectivo precisamente no dia 21 de Março 2015, em comemoração da chegada da primavera.

Área aproximada da horta

A horta foi desenvolvida em 11m² distribuídos por paletes (horta bio vertical)

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O propósito da criação da horta vertical consiste em consciencializar as crianças para a preocupação da sustentabilidade, bem como incentivar a reutilização de paletes, e permitir conhecer de perto a natureza estando em contacto com a terra e assistindo às fases de crescimento.
Para o efeito, existe um quadro de tabelas de duplas entradas, onde se podem verificar as fases de crescimento das plantas, conforme imagem ilustrativa em anexo. Desta forma torna-se possível registar e analisar as plantas nos seus vários estados de desenvolvimento, bem como terem conhecimento de vários tipos de plantas (plantações).

Por fim, outra motivação importante decorrente neste tipo de atividades reflete-se no campo das ciências e matemática, tornando-se o conhecimento mais apurado / desenvolvido.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Destaca-se a envolvência dos Pais neste projeto. Em termos gerais, ocorre a utilização de recursos disponíveis (garrafas, garrafões, paletes) permitindo assim a reutilização de materiais.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 7
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências / biologia e matemática. Em particular, ocorre o desenvolvimento da linguagem e permitindo também trabalhar a capacidade sensorial.
  • N.º de alunos envolvidos: 66
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 8
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: todos

Como são envolvidas as famílias?

Os pais fazem parte ativa do projeto. Além disso, contribuíram com material reciclado, paletes, algumas plantas e terra.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

No seguimento deste projeto cada um deles levou para a casa um feijão germinado – para continuar o projeto com os pais (germinação do feijão.)

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É através de uma tabela, elaborada por todos os participantes de forma a que cada um contribua para o resultado final. Neste sentido, as tarefas pré-estabelecidas e repartidas pelas salas do pré-escolar.

Como é feita a preparação do solo?

A terra foi fornecida pelos pais. A fase seguinte consistiu em cortar as garrafas, com furos para escoamento de água, e depois procedeu-se à colocação da terra e de seguida da semente / planta.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Por cada palete existe várias culturas, designadamente de morangos, salsa, coentros e tomateiros, tomilho.

Como é feita a gestão da rega?

À semelhança das restantes tarefas, e conforme referido anteriormente, resulta do escalonamento por via de uma tabela pré-estabelecida, onde todos os alunos das salas do pré-escolar participam.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Também esta tarefa faz parte do agendamento calendarizado.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Com as alfaces germinadas, criou-se uma nova cultura de tomates, de forma a que no verão as saladas que as crianças comem sejam efetivamente o resultado do seu trabalho, o que incentiva de forma agradável o seu consumo.

Para a confeção de alimentos, os morangos da horta juntam às restantes peças de fruta, para uma salada de frutas. No caso da salsa, é levada para a cozinha pelas crianças e depois de a verem picar é adicionada ao tempero.

 

Publicado por: Centro de Acção Social de Ílhavo - Casci

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Professor coordenador da horta: Ana Dias