Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta na escola iniciou-se neste ano lectivo precisamente no dia 21 de Março 2015, em comemoração da chegada da primavera.
Área aproximada da horta
A horta foi desenvolvida em 11m² distribuídos por paletes (horta bio vertical)
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
O propósito da criação da horta vertical consiste em consciencializar as crianças para a preocupação da sustentabilidade, bem como incentivar a reutilização de paletes, e permitir conhecer de perto a natureza estando em contacto com a terra e assistindo às fases de crescimento.
Para o efeito, existe um quadro de tabelas de duplas entradas, onde se podem verificar as fases de crescimento das plantas, conforme imagem ilustrativa em anexo. Desta forma torna-se possível registar e analisar as plantas nos seus vários estados de desenvolvimento, bem como terem conhecimento de vários tipos de plantas (plantações).
Por fim, outra motivação importante decorrente neste tipo de atividades reflete-se no campo das ciências e matemática, tornando-se o conhecimento mais apurado / desenvolvido.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Destaca-se a envolvência dos Pais neste projeto. Em termos gerais, ocorre a utilização de recursos disponíveis (garrafas, garrafões, paletes) permitindo assim a reutilização de materiais.
Como são envolvidas as famílias?
Os pais fazem parte ativa do projeto. Além disso, contribuíram com material reciclado, paletes, algumas plantas e terra.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
No seguimento deste projeto cada um deles levou para a casa um feijão germinado – para continuar o projeto com os pais (germinação do feijão.)
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
É através de uma tabela, elaborada por todos os participantes de forma a que cada um contribua para o resultado final. Neste sentido, as tarefas pré-estabelecidas e repartidas pelas salas do pré-escolar.
Como é feita a preparação do solo?
A terra foi fornecida pelos pais. A fase seguinte consistiu em cortar as garrafas, com furos para escoamento de água, e depois procedeu-se à colocação da terra e de seguida da semente / planta.