Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe há três anos, desde o ano letivo 2011/2012.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Tem como principal objetivo envolver todos os alunos que beneficiam da medida educativa Currículo Específico Individual, promovendo a parte da orientação vocacional.
Encorajar ações no sentido de melhorar o desempenho ambiental, a gestão do espaço escolar e a sensibilização da comunidade;
Despertar a curiosidade acerca do mundo natural e criar um sentimento de admiração, entusiasmo e interesse pela Ciência;
Manifestar atitudes responsáveis face à promoção da Natureza;
Conhecer e aplicar os pressupostos da agricultura biológica;
Compreender que as plantas são influenciadas pelos fatores do ambiente;
Compreender e desenvolver o processo de compostagem;
Promover o desenvolvimento equilibrado de capacidades cognitivas, sócio afetivas e psicomotoras;
Desenvolver e consolidar práticas de relacionamento interpessoal;
Desenvolver atitudes de autonomia, sociabilidade e solidariedade;
Desenvolver a capacidade de observação e o espírito critico;
Promover a cooperação e o sentido de grupo.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O facto de todos os processos envolvidos serem realizados pelos alunos a beneficiar da medida educativa Currículo Específico Individual. No presente ano letivo foi desenvolvida a atividade "Um dia na estufa" destinada a dar a conhecer o trabalho desenvolvido neste espaço e a envolver mais diretamente os alunos do 5º ano. Também no desenvolvimento desta atividade foram os alunos a beneficiar da medida educativa Currículo Específico Individual a orientar os colegas e a explicar os procedimentos a adotar.
Como são envolvidas as famílias?
As famílias dos alunos mais diretamente envolvidos ajudam com os seus conhecimentos e com algumas plantas para plantar. As famílias em geral são envolvidas ao adquirir os produtos na feira outonal, aberta a toda a comunidade educativa.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A atividade “Um dia na estufa” decorreu de 16 a 19 de março e envolveu os alunos do 5º ano. Esta atividade consistiu na plantação de alguns exemplares de diferentes espécies agrícolas num espaço delimitado e identificado para cada turma, aplicando os pressupostos da agricultura biológica. Foi fornecida uma ficha que cada aluno preencheu com os dados correspondentes à espécie plantada ou semeada. Os alunos que beneficiam da medida educativa Currículo Específico Individual foram responsáveis por prestar as informações e ajuda necessárias e acompanharam o desenvolvimento das espécies.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta está a cargo dos alunos a beneficiar da medida educativa Currículo Específico Individual. Semanalmente, na área Mundo Ambiente, os alunos repartem as tarefas entre si: remoção de plantas invasoras, rega e inserida na atividade "Um dia na estufa", medição das várias plantas e registo da média de crescimento.
Como é feita a preparação do solo?
No início do ano letivo o solo foi lavrado e foram adicionados sacos de terra. O composto obtido foi aplicado, assim como adubo natural de animais.