EB Rio Novo do Príncipe

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Limpeza da horta: neste dia iniciamos a limpeza da nossa horta que estava cheia de ervas daninhas. A primeira atividade foi arrancar essas ervas daninhas pela raiz. que alegria quando se é bem sucedido!Limpeza da horta: neste dia iniciamos a limpeza da nossa horta que estava cheia de ervas daninhas. A primeira atividade foi arrancar essas ervas daninhas pela raiz. que alegria quando se é bem sucedido!
  • Limpeza da horta: antes da limpeza da horta, ela estava cheia de erva daninhas. Todos participaram para retirar essas ervas da horta.Limpeza da horta: antes da limpeza da horta, ela estava cheia de erva daninhas. Todos participaram para retirar essas ervas da horta.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há pelo menos 5 anos (não tenho informação anterior).

Área aproximada da horta

15 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta é desenvolvida no sentido de ensinar os alunos a retirar da terra alimentos, conhecerem o processo de desenvolvimento das plantas, as suas necessidades e condições para o seu desenvolvimento, compreenderem que as plantas não necessitam de produtos químicos para se desenvolverem e aproveitar essas plantas para realizar receitas na escola (petiscos) e ainda a venda desses produtos para angariar fundos para comprar materiais que fazem falta na escola.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta será dividida em 5 partes, de maneira a responsabilizar as turmas por cada talhão e o acesso será feito através de caminhos realizados com o reaproveitamento de paletes do leite. Numa delas irá desenvolver-se um jardim aromático, com formas geométricas e os alunos irão aprender que a presença de algumas plantas servem para afastar alguns insetos (utilidade dos cravos da índia como insecticida natural). Este jardim terá 3 mascotes (o Rui, a Rita e o Ronrom) que irão ser protagonistas de filmes ecológicos que serão publicados no facebook do agrupamento e será criado um blog onde os mesmos serão colocados para divulgar atitudes ecológicas. As plantas serão identificadas com o nome vulgar e o nome científico.
Nas outras partes da horta serão semeados vegetais: couves, cenoura, alho francês, alface...
Relacionado com as hortas serão elaborados poemas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: estudo do meio, português
  • N.º de alunos envolvidos: 128
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 128

Como são envolvidas as famílias?

Os Encarregados de Educação serão envolvidos quer pela participação direta (ajudando na divisão da horta em hortinhas, cortando as paletes, trazendo terra para a horta, ajudando a cavar as hortinhas, trazendo plantas para semear ou plantar, trazendo materiais para construir os caminhos - tijolos, canas, madeira ou outros materiais), quer pela participação indireta (na utilização dos produtos da horta em receitas que virão à escola realizar, quer comprando os produtos da horta, ou utilizando os produtos da horta na confeção de petiscos para a festa do agrupamento onde será realizada uma feirinha).

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O trabalho realizado na horta e os Eco-filmes do Rui, da Rita e do Ronrom serão divulgados no facebook do agrupamento no sentido de promover na comunidade escolar a vontade de criar mini-hortas em casa, assim como no sentido de ensinar algumas técnicas para não usar produtos químicos no tratamento das plantas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta será feita através da calendarização das atividades, e as tarefas serão repartidas de forma a que todos os alunos participem me tudo: na limpeza das hortas, na sementeira, na rega, na recolha de plantas. Essa repartição será feita através de um gráfico para o registo de tarefas.

Como é feita a preparação do solo?

A terra será sachada, e na mesma será misturado composto, retirado do compostor que temos no recreio, e será acrescentada outra terra trazida pelos Encarregados de Educação, uma vez que a terra existente na horta é muito pesada.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Com as ervas do recreio, com casca de fruta (banana), caroços de fruta (maçã e pera).

Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, legumes, frutos (morangos, fisialís).

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de acordo com o clima: os alunos estão destacados para a tarefa através do registo em quadros de dupla entrada, mas só é realizada se não tiver chovido nesse dia ou no dia precedente.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos da horta serão utilizados em receitas que virão à escola realizar (doce de abóbora, bolos, petiscos), serão vendidos em feirinhas na escola e na festa do agrupamento onde será realizada uma feirinha anual.

 

Publicado por: EB Rio Novo do Príncipe

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Goreti Oliveira Carvalho Gonçalves