Área aproximada da horta
20 a 30 metros quadrados.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Criação de um espaço de aprendizagem e de interação disciplinar;
Promoção da sustentabilidade e de uma horticultura em modo biológico;
Promoção de maior biodiversidade no espaço escolar;
Fomentar o consumo de alimentos biológicos na escola;
Promoção de um alimentação saudável;
Melhoria do espaço escolar exterior.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Pretende-se que a horta venha a ser um espaço de aprendizagem relativamente a práticas sustentáveis. Para já é um espaço de inclusão mantido pelos alunos do curso vocacional e alunos da educação especial, com a ajuda de alguns curiosos que se vão juntando ao trabalho.
Alia práticas da permacultura e práticas tradicionais, em modo completamente biológico, sem recurso a químicos.
Os alunos abriram valas de infiltração de água e estão a abrir um charco/lago para armazenamento e que funcionará como zona húmida e de atração de fauna benéfica para a horta. Construíram uma espiral onde plantaram algumas espécies hortícolas e de aromáticas de acordo com as suas necessidades de humidade, luz e calor. Plantaram de forma experimental as mesmas variedades em consociações benéficas, sem consociações, em estufa e no exterior, de acordo com informações que recolheram junto dos pais e avós.
Pretende-se também incrementar a utilização de produtos biológicos na escola, pondo à disposição da comunidade educativa os produtos da horta.
Como são envolvidas as famílias?
Para já alguns familiares e vizinhos de alunos doaram sementes e mudas de plantas. Doaram também alguns materiais para reutilização na horta.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A interação dos alunos com necessidades educativas com outros alunos.
A curiosidade que muitos manifestam e por isso vão-se juntando de forma espontânea aos trabalhos a realizar, frequentemente durante os intervalos escolares.
A participação de funcionários, professores e alunos de várias turmas na recolha e doação de sementes e mudas para a horta.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta é mantida sobretudo pelos alunos do Curso Vocacional do 3.º Ciclo de Empreendedorismo, Hortofloricultura e Informática, com a participação de alunos com necessidades educativas especiais e seus professores.
As tarefas principais são feitas pelos alunos do curso, rotativamente.
Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente foi feita a movimentação de solo e introduzido composto e estrume de cavalo.