Há quanto tempo existe uma horta na escola?
O projeto foi abandonado em 2012/13, de momento pretende-se reativar.
Área aproximada da horta
A área de cultivo é tem cerca de 10 metros quadrados, no entanto existe a posibilidade de adicionar cerca de 5 metros quadrados para a implantação de "jardim de ervas aromáticas", dependendo do voluntariado dos alunos
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
O programa Eco-Escolas é a base da motivação para a realização desta e outras atividades. Toda a comunidade educativa se orgulha pelo reconhecimento que temos recebido nos últimos 10 anos pela ABAE através do galardão. Os principais objetivos com esta atividade são:
•Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem;
•Promover a responsabilização das crianças nas atividades da horta;
•Dinamizar o espaço exterior;
•Experimentar outras formas e estratégias de aprendizagens;
•Fomentar a observação e investigação do desenvolvimento das sementes e das plantas.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
No que se refere ao projeto que apresentamos, sabemos que esta atividade já se realiza à vários anos nas escolas do nosso país e por isso não será muito original a implementação dele na nossa escola. A originalidade pode encontrar-se na motivação que detetamos nos olhos dos nossos alunos quando estes foram confrontados com a proposta de criação de uma horta e que motiva os professores e restantes elementos da escola a apoiar e orientar as nossas crianças neste projeto.
Como são envolvidas as famílias?
De momento o projeto ainda não tem o envolvimento direto das famílias. No final do ano os pais serão convidados a participar na festa do agrupamento e nessa altura serão vendidos os produtos cultivados na nossa horta, promovendo o projeto e encorajando a comunidade em geral a participar na continuação deste projeto, sendo parte ativa dele, no próximo ano letivo.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita pelos alunos sob a vigilância dos professores. Como tarefas principais, a rega é feita por grupos de alunos(pares), que de dia para dia passam um crachá de responsabilidade fazendo com que a rega passe pela responsabilidade de todos alunos envolvidos. A recolha de ervas daninhas será feita por grupos de 6 alunos junto de um professor e de um assistente operacional de 15 em 15 dias (sistema Crachá), assim como o estacar de alguns hortícolas. O controlo de pragas será feito pelo assistente operacional responsável, que seguirá as indicações dos alunos, de acordo com pesquisas feitas na net.
Como é feita a preparação do solo?
O solo foi preparado com resíduos orgânicos provenientes do decompositor, que depois de espalhado pelo solo foi lavrado com um pequeno trator trazido pelo professor.