Escola EB 2,3 do Alto do Lumiar

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 10m²)

 
  • Flora arbustiva no inícioFlora arbustiva no início
  • Compostagem na hortaCompostagem na horta
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

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Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há vários anos mas, por não ser vedada, era frequentemente alvo de atos de vandalismo. Só no ano letivo transato, foi vedada, possibilitando o trabalho que se está a desenvolver atualmente.

Área aproximada da horta

250m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Promover uma educação ambiental para a cidadania e melhoria da saúde e qualidade de vida, também com incidência na educação alimentar.
Promover a participação ativa de todos os membros da comunidade educativa.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A articulação com a Matemática.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Matemática e Educação Especial
  • N.º de alunos envolvidos: 30
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são incentivadas a doarem sementes, materiais, mão de obra e conhecimentos. Nesta fase inicial, ainda só colaboraram indiretamente através dos alunos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Em relação à comunidade, existe o reconhecimento de que as atividades na horta têm ajudado a motivar os alunos para a escola e também a aumentar-lhes a variedade de conhecimentos que uma escola pode facilitar.
Em relação aos alunos, além do anteriormente referido, permite-lhes também ocupar os tempos livres com atividades pedagogicamente saudáveis num meio difícil.
Nas reuniões com os pais, estes têm elogiado as atividades desenvolvidas e disponibilizam-se para doar sementes e alguns materiais.
Relativamente aos alunos, estes demonstram mais empenho e empreendedorismo no dia-a-dia escolar.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma escala de tarefas rotativa entre os intervenientes.

Como é feita a preparação do solo?

Preparação com ferramentas manuais e técnicas tradicionais/naturais, respeitando os tempos associados ao tipo de solo e plantas.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

Desperdícios de plantas, desperdícios alimentares orgânicos e borras de café.

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve, abóbora, batata, cebola, manjerico, tomilho, cidreira, manjericão.

Como é feita a gestão da rega?

Feita com regador, articulando com a pluviosidade verificada. Também é feita a recolha e armazenamento de parte da pluviosidade verificada no local.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Nesta fase inicial é feita a recolha manual de seres considerados como praga e utilizam-se plantas aromáticas. As plantas doentes são destruídas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Articulação com a Matemática, efetuando-se a organização do espaço e a gestão da água.
Distribuição de alguns dos produtos pelos membros da comunidade.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 do Alto do Lumiar

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Professor coordenador da horta: Ana Bela do Nascimento Lopes