Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A horta, integrada no âmbito do programa Eco-Escolas e Projeto Educativo, Eco Geração, funciona como laboratório vivo para o desenvolvimento das mais variadas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, atuando como complemento para o processo ensino-aprendizagem e estimulando o trabalho coletivo entre os agentes sociais envolvidos. Tornar a nossa escola mais alegre e corresponsabilizar os nossos alunos na dinamização da mesma, seja na construção dos canteiros, na seleção das plantas, no planeamento, na preparação da terra, na obtenção de mudas e sementes, no plantio e no que vão fazer com o que colherem, fazendo assim com que as nossas crianças valorizem o funcionamento da natureza por meio de uma situação concreta.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A horta pretende ser utilizada como um laboratório ao ar livre para as aulas de Matemática, Estudo do Meio e Língua Portuguesa através de atividades que despertem o interesse dos alunos no cuidado com o ambiente. Pretende ainda que, os produtos resultantes da horta, sirvam a alimentação dos alunos. Com este projeto os alunos aprendem na prática, temas como, nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento das plantas, a vida dos insetos, medidas de áreas, criação de textos e exploração de outros, as dependências fisiológicas de sol e de água, até à vida do ser humano, que depende também desses factores e depende também das plantas para sobreviver. Na horta, pudemos ainda utilizar e dar a conhecer aos nossos alunos práticas que não afetam negativamente o ambiente. Este projeto, pretende ainda sensibilização e estimulação do consumo de alimentos saudáveis, não habituais no dia a dia,das crianças (alface no pão e esparregado) Através deste projeto conseguimos potenciar capacidades de um aluno com necessidades educativas especiais (com Currículo Especifico Individual) na participação e organização da horta como Área de Experiência Laboral.Todas as disciplinas são exploradas dentro da sua especificidade. Com isso, pretende-se que os alunos) venham a ter uma melhor compreensão através do estímulo concreto e lúdico, tornando o conteúdo mais agradável e interessante. Os conteúdos foram trabalhados numa visão interdisciplinar recorrendo às Tic como uma mais valia no processo de Investigação. Exemplos são a criação de textos relacionados às questões ambientais do quotidiano, a escolha de uma hortaliça e instigar na criação de uma poesia de acordo com a espécie. Na matemática o espaçamento entre as mudas, a quantidade de mudas/sementes por cova, a proporção de germinação das sementes, etc. Em Estudo do Meio, foram discutidos temas sobre o habitat das plantas, as suas necessidades vitais (água, ar, solo e luz), a fotossíntese, a respiração, a transpiração, a compostagem, as plantas endémicas da ilha, a realização de experiências de acordo com o grau de ensino.
Como são envolvidas as famílias?
O envolvimento das famílias é feito através do enquadramento em Conselho Eco-Escolas, e através do Blogue da nossa escola. De salientar que o tema anual trabalhado da nossa Eco-Escola é a Agricultura Biológica. São ainda os pais que participaram no fornecimento de plantas e sementes bem como em materiais para a compostagem.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O trabalho desenvolvido na horta e o contato direto com a terra favorece o processo educativo de sensibilização, de trabalho coletivo, de consciência política, de cidadania crítica e de postura cuidadosa em relação ao planeta. Ao nível do corpo docente denota-se uma maior integração. Também ao nível de espaço escolar temos vindo a constatar que contribuiu para um aumento do nível de higiene e embelezamento do ambiente escolar.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Por uma questão de facilidade de manutenção e organização, a horta está delimitada com canas e dividida em parcelas, cabendo a cada turma uma parcela. Cada turma é responsável pelas diversas etapas da sua parcela e por dar a conhecer às outras turmas e à comunidade o trabalho desenvolvido. O planeamento do projeto da horta foi planeado de modo a que os alunos acompanhem todas as etapas do cultivo e participem diretamente de cada uma dessas etapas.
Como é feita a preparação do solo?
Na preparação do solo utilizamos materiais adaptados às crianças (kits – enxada, ancinho sacho e regador). Inicialmente o terreno da horta foi adubado com composto orgânico e limpo de ervas daninhas (quase inexistentes). Houve depois o cuidado de se fazer uma planificação da horta tendo sido desde logo selecionadas as plantas a cultivar de acordo com a época de cada uma e de forma a não desenvolver pragas, antes sim a controlá-las. Na nossa horta já tínhamos plantas aromáticas na extremidade o que foi um ponto de partida. O jardineiro que presta serviço na nossa escola revolveu a terra e colocou o composto organico, permitindo assim que circulem melhor a água e o ar e retirou da superfície as pedras. Depois de mexida, remexida e devidamente alimentada, a terra repousou. Os alunos fizeram a divisão em parcelas para nela começarmos a plantar. Este processo foi explicado aos nossos alunos e teve a intervenção com o jardineiro do aluno com NEE.