Escola EB1/PE do Porto Santo

a nossa horta bio

Horta pequena (até 10m²)

 
  • Parte integrante do projeto é a utilização dos restos alimentares para a compostagem. Não faltam as minhocas para ajudar.Parte integrante do projeto é a utilização dos restos alimentares para a compostagem. Não faltam as minhocas para ajudar.
  • A Elaboração do compostor.A Elaboração do compostor.
  • Compostagem com o fim único- a adubação da horta com o composto.Compostagem com o fim único- a adubação da horta com o composto.
  • Sempre que necessário, o controle das pragas  será feito
utilizando-se produtos de receitas caseiras para eliminação de pulgões e lagartas, as pragas mais comuns observadas. Neste momento foi necessário pulverizar a árvore.Sempre que necessário, o controle das pragas será feito utilizando-se produtos de receitas caseiras para eliminação de pulgões e lagartas, as pragas mais comuns observadas. Neste momento foi necessário pulverizar a árvore.
  • A horta tem a participação do aluno do ensino especial que desenvolve nela uma parte da sua componente prática (CEI). Plantou, semeou e frequentemente a rega.A horta tem a participação do aluno do ensino especial que desenvolve nela uma parte da sua componente prática (CEI). Plantou, semeou e frequentemente a rega.
  • Da horta fazem parte as plantas endémicas de Porto Santo.Da horta fazem parte as plantas endémicas de Porto Santo.
  • A horta está dividida em frações e uma delas corresponde à turma do 1.º ano.As regas são diárias e sempre que necessário é feita a retirada de plantas invasoras.A horta está dividida em frações e uma delas corresponde à turma do 1.º ano.As regas são diárias e sempre que necessário é feita a retirada de plantas invasoras.
  • A horta está a ser dinamizada por todas as turmas da nossa escola. A
construção da horta ocorreu no início do 2º período.Os canteiros foram construídos pelos alunos sob orientação dos docentes e com ajuda do jardineiro da escola.A horta está a ser dinamizada por todas as turmas da nossa escola. A construção da horta ocorreu no início do 2º período.Os canteiros foram construídos pelos alunos sob orientação dos docentes e com ajuda do jardineiro da escola.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

Área aproximada da horta

10m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta, integrada no âmbito do programa Eco-Escolas e Projeto Educativo, Eco Geração, funciona como laboratório vivo para o desenvolvimento das mais variadas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, atuando como complemento para o processo ensino-aprendizagem e estimulando o trabalho coletivo entre os agentes sociais envolvidos. Tornar a nossa escola mais alegre e corresponsabilizar os nossos alunos na dinamização da mesma, seja na construção dos canteiros, na seleção das plantas, no planeamento, na preparação da terra, na obtenção de mudas e sementes, no plantio e no que vão fazer com o que colherem, fazendo assim com que as nossas crianças valorizem o funcionamento da natureza por meio de uma situação concreta.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta pretende ser utilizada como um laboratório ao ar livre para as aulas de Matemática, Estudo do Meio e Língua Portuguesa através de atividades que despertem o interesse dos alunos no cuidado com o ambiente. Pretende ainda que, os produtos resultantes da horta, sirvam a alimentação dos alunos. Com este projeto os alunos aprendem na prática, temas como, nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento das plantas, a vida dos insetos, medidas de áreas, criação de textos e exploração de outros, as dependências fisiológicas de sol e de água, até à vida do ser humano, que depende também desses factores e depende também das plantas para sobreviver. Na horta, pudemos ainda utilizar e dar a conhecer aos nossos alunos práticas que não afetam negativamente o ambiente. Este projeto, pretende ainda sensibilização e estimulação do consumo de alimentos saudáveis, não habituais no dia a dia,das crianças (alface no pão e esparregado) Através deste projeto conseguimos potenciar capacidades de um aluno com necessidades educativas especiais (com Currículo Especifico Individual) na participação e organização da horta como Área de Experiência Laboral.Todas as disciplinas são exploradas dentro da sua especificidade. Com isso, pretende-se que os alunos) venham a ter uma melhor compreensão através do estímulo concreto e lúdico, tornando o conteúdo mais agradável e interessante. Os conteúdos foram trabalhados numa visão interdisciplinar recorrendo às Tic como uma mais valia no processo de Investigação. Exemplos são a criação de textos relacionados às questões ambientais do quotidiano, a escolha de uma hortaliça e instigar na criação de uma poesia de acordo com a espécie. Na matemática o espaçamento entre as mudas, a quantidade de mudas/sementes por cova, a proporção de germinação das sementes, etc. Em Estudo do Meio, foram discutidos temas sobre o habitat das plantas, as suas necessidades vitais (água, ar, solo e luz), a fotossíntese, a respiração, a transpiração, a compostagem, as plantas endémicas da ilha, a realização de experiências de acordo com o grau de ensino.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 6
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: de uma forma interdisciplinar são trabalhadas a Matemática, a Língua Portuguesa, Estudo do Meio, TIC
  • N.º de alunos envolvidos: 64
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

Como são envolvidas as famílias?

O envolvimento das famílias é feito através do enquadramento em Conselho Eco-Escolas, e através do Blogue da nossa escola. De salientar que o tema anual trabalhado da nossa Eco-Escola é a Agricultura Biológica. São ainda os pais que participaram no fornecimento de plantas e sementes bem como em materiais para a compostagem.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O trabalho desenvolvido na horta e o contato direto com a terra favorece o processo educativo de sensibilização, de trabalho coletivo, de consciência política, de cidadania crítica e de postura cuidadosa em relação ao planeta. Ao nível do corpo docente denota-se uma maior integração. Também ao nível de espaço escolar temos vindo a constatar que contribuiu para um aumento do nível de higiene e embelezamento do ambiente escolar.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Por uma questão de facilidade de manutenção e organização, a horta está delimitada com canas e dividida em parcelas, cabendo a cada turma uma parcela. Cada turma é responsável pelas diversas etapas da sua parcela e por dar a conhecer às outras turmas e à comunidade o trabalho desenvolvido. O planeamento do projeto da horta foi planeado de modo a que os alunos acompanhem todas as etapas do cultivo e participem diretamente de cada uma dessas etapas.

Como é feita a preparação do solo?

Na preparação do solo utilizamos materiais adaptados às crianças (kits – enxada, ancinho sacho e regador). Inicialmente o terreno da horta foi adubado com composto orgânico e limpo de ervas daninhas (quase inexistentes). Houve depois o cuidado de se fazer uma planificação da horta tendo sido desde logo selecionadas as plantas a cultivar de acordo com a época de cada uma e de forma a não desenvolver pragas, antes sim a controlá-las. Na nossa horta já tínhamos plantas aromáticas na extremidade o que foi um ponto de partida. O jardineiro que presta serviço na nossa escola revolveu a terra e colocou o composto organico, permitindo assim que circulem melhor a água e o ar e retirou da superfície as pedras. Depois de mexida, remexida e devidamente alimentada, a terra repousou. Os alunos fizeram a divisão em parcelas para nela começarmos a plantar. Este processo foi explicado aos nossos alunos e teve a intervenção com o jardineiro do aluno com NEE.

É feita compostagem?

Sim

Se sim, como e com que materiais?

A nossa escola possui um compostor e realiza com as nossas crianças compostagem de forma a sensibilizar os alunos para a importância da diminuição dos resíduos que muitas vezes consideram lixo face à possibilidade de aproveitamento deste para outros fins e de forma a aproveitar a matéria orgânica da cantina da nossa escola para ser utilizada na nossa horta, possibilitando desta forma a observação do crescimento das flores e plantas que os próprios alunos cultivam.
Os materiais com que os alunos trabalharam foram divididos, para melhor entendimento, em verdes (restos e cascas de fruta, restos de vegetais crus, cascas de ovos, folhas verdes, sacos de chá…) e castanhos (folhas secas, serradura, feno, palha…). Ao colocarem um balde de verdes colocavam o dobro em castanhos e assim sucessivamente. Terminavam sempre com uma camada de borras de café para evitar o mau cheiro e porque é um bom material para a terra. A água é também um elemento que não foi esquecido. A maioria destes materiais é conseguida na escola, da cantina (restos da alimentação) e limpeza de canteiros e jardim pelo jardineiro. Outros materiais como borra de café, sacos de chá, e mesmo algumas minhocas foram trazidas de casa pelos alunos e encarregados de educação.
Os alunos ao longo do ano tem vindo a elaborar o diário da compostagem que pode ser consultado no nosso blog.
http://eb1peportosanto.blogspot.pt/2015/04/compostagem-materia-organica-em.html

Quais as culturas / consociações instaladas?

As plantações seguiram critérios práticos tendo em conta o que se queria confecionar, o que as crianças gostam bem como o que se adapta às condições e dimensão do nosso espaço.
Demos bastante importância não só às plantas endémicas mas também às ervas aromáticas para o equilíbrio da horta. Possível consultar em
http://eb1peportosanto.blogspot.pt/2015/05/novidades-da-nossa-horta-como-esta-em.html

Como é feita a gestão da rega?

A nossa horta tem características de ser um terreno plano com boa luminosidade. Tivemos sempre disponível água para a irrigação vinda de um reservatório subterrâneo de água da chuva existente na nossa escola. A horta é regada regularmente com uma mangueira que assegura a rega de toda a horta tendo em conta que o solo não encharque para evitar o aparecimento de fungos. A rega é feita de manhã bem cedo e no caso de dias muito quentes também é regada no final da tarde de maneira uniforme sempre tentando que a água se infiltre abaixo das sementes ou raízes.
http://eb1peportosanto.blogspot.pt/2015/05/aproveitamento-da-agua-da-chuva-ao.html

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Para evitar o aparecimento de pragas e doenças era feita a limpeza da horta de ervas daninhas e outras sujidades de uma forma regular/diariamente e feita à mão.
Após cada colheita tentamos fazer a reposição do composto orgânico para garantir a qualidade da terra e dos produtos. Outra prática foi a manutenção de diversidades de culturas tendo sido feita a seleção (cultura) de culturas adaptadas às condições da nossa região. Nas bordas dos canteiros já tínhamos do ano anterior hortelã mas foi também cultivada salsa, cebolinha e coentros de forma a funcionarem como repelentes para espantar algumas pragas. Outra prática foi termos cultivado alface e nabo, lado a lado de forma a equilibrar a retirada das vitaminas do solo e a confundir os bichinhos que atacam as plantas pelo cheiro, cor e forma das folhas.

Existem animais ligados à horta?

Não

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Para além das atividades anteriormente descritas podemos mencionar que os alimentos retirados da horta serviram para confecionar vários pratos para as nossas crianças por elas mesmas. Serviram para embelezar a nossa escola bem como, os pais tiveram também oportunidade de colher ervas aromáticas, hortelã, coentros da horta. Pudemos ainda dar a conhecer, aproveitando os produtos da horta, de receitas de pratos confecionadas na Bimby (robot de cozinha).
No nosso Eco-Código está também representada a voz das nossas crianças em relação à Agricultura Biológica. Por último, com a nossa horta podemos concorrer a este desafio Hortas Bio nas Eco-Escolas por considerarmos que a mesma representa um trabalho pedagógico com os nossos alunos.

http://eb1peportosanto.blogspot.pt/2015/05/confecao-na-bimby-de-duas-sobremesas-4.html

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Porto Santo

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Professor coordenador da horta: Helena Pinto